Home - Outros Destaques - “540 litros de sopa desapareceram em menos de uma hora” no Festival de Santa Ovaia

“540 litros de sopa desapareceram em menos de uma hora” no Festival de Santa Ovaia

A 12º edição do Festival das Sopas de Santa Ovaia, segundo a organização, que decorreu no sábado, superou as expectativas mais optimistas. Em pouco mais de uma hora voaram os mil kits (composto por tigela, colher personalizada e um pedaço de broa) que os promotores do evento tinham à venda por quatro euros. No mesmo período de tempo, os 540 litros das 18 sopas presentes também desapareceram. A organização, a cargo da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, que uns dias antes considerava como “excelente” a fasquia dos mil visitantes, acabou por ser confrontada “com cerca de três mil pessoas”.

“Esgotou tudo rapidamente. Superou de longe as nossas melhores expectativas. As sopas foram consumidas muito rapidamente e tudo o que havia nas diversas barraquinhas também foi vendido”, explica o presidente daquela autarquia, Bruno Amado. “Tínhamos apostado numa margem de segurança, com um total de 1600 tigelas de sopa, para cerca de mil visitantes. Qualquer coisa como 540 litros. Afinal, nem uma hora duraram. Esgotou tudo. E quando digo tudo é mesmo tudo o que havia para comer”, continua o autarca.

O Festival, que é já referência no concelho e na região, é procurado, anualmente, por centenas de forasteiros que chegam em busca da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às mais inovadoras. A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes encontram no Festival de Sopas de Santa Ovaia, um evento que, recorde-se, tem como lugar central as sopas.

“Este é um evento com uma dimensão considerável. Consegue atrair as pessoas do concelho e outros de mais longe. É uma aposta para continuar e para ser melhorada no que for possível, porque divulga e promove Santa Ovaia e o concelho de Oliveira do Hospital”, conclui Bruno Amado.

Além dos sabores tradicionais, a Festa contou também com animação. A festa começou, pelas 18h00, com a actuação do Grupo de Cantares de Melodias e Tradições de Vila Pouca da Beira. Seguiu-se, às 19h00, a Associação de Cantares de Melodias do Campo de Santa Ovaia. E após a degustação das sopas foi a vez dos Irmãos Coragem encerrem o evento.

LEIA TAMBÉM

Meruge realiza evento “Sábado COZE O FORNO”

Integrando as iniciativas da Loja Solidária de Natal, que visa a angariação de fundos para …

Programação de “Oliveira do Hospital… Concelho Natal” com iniciativas que se prolongam até Janeiro

O Natal chega a Oliveira do Hospital no dia 29 de Novembro, com o momento …