Home - Outros Destaques - A estranha cronologia dos contratos da EXPOH…

A estranha cronologia dos contratos da EXPOH…

Artistas já sabiam quando e como iam actuar na EXPOH antes do concurso de contratação ser lançado…

Para muitos foi uma surpresa os milhares de euros gastos em artistas para a EXPOH 2023. Mais de 78 mil euros, aos quais acresce o IVA, somente para três artistas. Quanto aos restantes elementos da animação do evento, o valor ainda não foi revelado. Consultando as redes socias e o portal de compras Base, concluímos, porém, que a linha do tempo dos anúncios dos contratos para o trio principal é surpreendente e no mínimo estranha, com o concurso a ser lançado quando os artistas já sabiam quando e como vinham.

A 3 de Julho de 2023, o artista João Pedro Pais criou na sua página o evento para dia 30 do mesmo mês da vinda à EXPOH, algo que acontece normalmente quando os artistas sabem as datas e locais onde vão actuar. Só dias depois (5 de Julho) o Município de Oliveira do Hospital faz a apresentação da EXPOH 2023, onde revela já os artistas contratados e o programa do evento. Curiosamente com o detalhe dos artistas, com o respectivo dia, só não adiantando os custos contratuais.

Ora verificamos que o caderno de encargos do procedimento para concurso de aquisição dos espectáculos dos três artistas, e dizem-se os três porque no caderno vem especificamente a pedir cotação para os três músicos mencionados, só surge a 19 de Julho. Esse documento foi assinado pelo Presidente do Município no dia seguinte e dá como prazo de três dias para apresentação de propostas, ou seja, até dia 23 de Julho de 2023 (domingo), considerando que o convite só foi enviado após a assinatura do Presidente (dia 20).

Seria difícil apresentar propostas para os artistas até ao domingo anterior ao da EXPOH, que se realizava de 26 (quarta-feira) a 30 de Julho…

Só no dia 28, em pleno evento foi publicado no portal Base todo o procedimento, já depois de tudo se ter passado e de estarem firmados contratos de mais de mais de 78 mil euros.

 

Nuno Pereira

LEIA TAMBÉM

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital muda-se temporariamente para as antigas instalações da Escola do 1.º Ciclo

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai passar a funcionar nas antigas instalações …

Meruge acolhe almoço solidário de aniversário da ADSCVC para angariar fundos para o LAR

A Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC) promove no …