Home - Últimas - Abertura da Linha da Beira Alta volta a ser adiada por mais oito meses

Abertura da Linha da Beira Alta volta a ser adiada por mais oito meses

A infra-estruturas de Portugal (IP) falha primeiro semestre de 2024 para reabertura da linha da Beira Alta. A Linha deveria ter reaberto em Janeiro de 2023, mas fica fechada, pelo menos, até Janeiro de 2025, por causa de dois túneis. Em Trezói (Concelho de Mortágua) e em Mourilhe (Concelho de Mangualde) foram detectados problemas inesperados durante as obras de modernização da linha. Havia, no entanto, a possibilidade de construir duas variantes nos locais, implicando o fecho desses túneis.

As propostas constaram de um estudo preliminar de 2014, elaborado pela Refer, antiga gestora ferroviária. Os comboios deixariam de passar no Túnel de Trezói com a construção de uma variante de 18,8 quilómetros entre o Luso e Mortágua. A obra, então orçada em 110,7 milhões de euros (130,9 milhões aos preços de 2024), iria contribuir para um traçado mais suave, permitindo a circulação de comboios com mais passageiros e carga, baixando os custos por viagem. A opção também implicava o fecho de apeadeiros e a mudança de localização da Estação de Mortágua, servida por comboios Intercidades, avança o DN/Dinheiro Vivo, duas publicações que explicam que a solução ficou para trás e o Túnel de Trezói, de 542 metros de extensão, manteve-se em funcionamento, depois de obras de mais de três milhões de euros em 2017. No entanto, no ano passado, verificou-se que diminuiu a distância entre as paredes do túnel e a altura baixou ligeiramente, denunciou o jornal Público. Agora, serão necessárias novas obras no mesmo local.

Também problemático é o antigo Túnel de Mourilhe, que seria encerrado com a construção de uma variante de 13,3 quilómetros, entre Mangualde e Abrunhosa, no valor de 56,3 milhões de euros (66,6 milhões de euros ao preço actual). Como na outra variante, seria possível aumentar a carga dos comboios de passageiros e de mercadorias. Optou-se pela renovação da via – para baixar os custos de manutenção futuros – e, em Mourilhe, o túnel foi demolido e transformado numa trincheira. Durante a obra, destruiu-se uma rede de canalizações, que escoava a água dos lençóis freáticos. A situação provocou instabilidade na zona e será necessária uma nova intervenção.

A IP, segundo o DN/Dinheiro Vivo, não respondeu às questões que lhe foram colocadas sobre ter deixado de fora a construção destas variantes, a favor das correcções de curva ao longo da linha.

Aos problemas com os túneis junta-se ainda um contrato de 15 de Abril deste ano relativo ao sistema de sinalização de toda a linha, a executar em 11 meses. Há, por isso, novo atraso na reabertura da Linha da Beira Alta: os comboios só devem voltar no primeiro trimestre do próximo ano, cinco anos após o prazo inicialmente previsto no Ferrovia 2020 e mais de dois anos depois da data fixada em Abril de 2022, quando a ligação ferroviária foi suspensa. Esta linha é a principal ligação ferroviária à Europa e está a ser alvo de obras de modernização desde 2019. A reabertura da via esteve prevista para 12 de Novembro de 2023, mas em Setembro último foi anunciado um novo adiamento.

LEIA TAMBÉM

CDU apresenta cabeças de lista em Tábua com promessa de “dar voz aos anseios das populações”

José Manuel Oliveira é o candidato à câmara, Fernando Moitas encabeça a lista à assembleia …

Nova unidade oftalmológica em Tábua aposta na tecnologia para prevenir cegueira evitável

Centro de Saúde passa a dispor de equipamento avançado para diagnóstico precoce de doenças como …