Home - Outros Destaques - ADEPTOLIVA aluga espaço que tem como um dos herdeiros o sogro do presidente daquela instituição

ADEPTOLIVA aluga espaço que tem como um dos herdeiros o sogro do presidente daquela instituição

A Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil (ADEPTOLIVA) alugou um espaço a 30 metros da sede da EPTOLIVA que tem como um dos herdeiros o sogro do presidente da direcção, Daniel Dinis Costa. A instituição sentiu necessidade de fazer um comunicado público “em nome da defesa da Transparência e da Ética”, explicando ainda que o presidente da ADEPTOLIVA, que está também ligado ao executivo socialista camarário, como chefe de gabinete, pediu um parecer jurídico sobre uma eventual incompatibilidade e não participou na apresentação da proposta, nem na decisão. Também não votou, nem assinou o contrato de arrendamento, algo que foi feito pelos vogais da direcção, depois de aprovarem o procedimento por unanimidade, bem como os necessários investimentos e adaptações do novo espaço às necessidades técnicas e pedagógicas.

“A razão desta comunicação pública tem a ver com o facto de o espaço em questão ser propriedade de um conjunto de herdeiros, entre os quais o sogro do presidente da direcção da ADEPTOLIVA que se verificou terem, uma percentagem de participação, cada, de 1/48 avos (2,08 por cento) do total do imóvel”, justifica o documento assinado pelas responsáveis da ADEPTOLIVA e EPTOLIVA.

A missiva explica ainda que a necessidade de alugar aquele espaço surge pelo facto de se encontrar em fase de procedimento a realização dos concursos públicos para a instalação do Centro Tecnológico Especializado (CTE) de informática no edifício sede em Oliveira do Hospital. Esta empreitada, sublinham, representa um investimento de 1,3 milhões de euros, o qual inclui também a realização de obras de ampliação e requalificação do edifício, bem como a instalação de vários tipos de equipamentos. Estas acções, garantem os responsáveis da ADEPTOLIVA, terão que ser realizadas em simultâneo com as actividades lectivas e implicam a supressão de vários espaços. Daí a necessidade de procurar áreas para decorrerem as aulas.

“Na sequência do fecho da empresa Nova Macolar, situada a 30 metros do edifício sede, verificou-se que este espaço tem a área adequada, cerca de 450 m2 de área coberta e 200 m2 de área descoberta útil, as condições suficientes, a proximidade adequada ao edifício sede e aos espaços que a entidade já tem arrendados exactamente na mesma rua, não existindo no mercado qualquer outro espaço com as mesmas características, verificando-se ainda que o valor de arrendamento [que não é revelado] se encontra no nível médio de mercado e de acordo com os valores pagos em outros espaços arrendados pela ADEPTOLIVA”, pode-se ler no comunicado.

“Tais critérios foram determinantes para que este espaço tenha sido identificado pela direcção financeira e pedagógica e apresentação à direcção da EPTOLIVA como ideal para as necessidades da EPTOLIVA, servindo os interesses da comunidade educativa, em especial alunos e docentes”, continuam, sublinhando ainda o aumento da procura por aquele estabelecimento de ensino.

“A EPTOLIVA tem registado, anualmente, um crescente aumento do número de alunos e cursos a serem leccionados em Oliveira do Hospital, deparando-se há algum tempo a esta parte com falta de espaços que têm sido minimizados com o recurso a arrendamento ou aquisição de espaços nas imediações da escola”.

 

LEIA TAMBÉM

Aqua Village Resort lança campanha para atrair turistas à zona Centro de Portugal

O Aqua Village Health Resort & Spa, localizado em Oliveira do Hospital, lançou uma nova …

Centro histórico da Lajeosa vai receber investimento de 110 mil euros

O centro histórico da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai receber um investimento …