Home - Últimas - Aguiar-Branco defende políticas migratórias para travar a desertificação do interior

Aguiar-Branco defende políticas migratórias para travar a desertificação do interior

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu ontem, na Guarda, a necessidade de um debate “com seriedade e sem demagogia” sobre as migrações como forma de enfrentar o problema da desertificação do interior.

“Sabemos que a demografia é um problema de Portugal e da Europa, que está envelhecida, e há uma necessidade de termos mais gente no interior. Isso passa, por exemplo, por debatermos com seriedade e sem demagogia a questão das migrações e a necessidade de uma política que vá ao encontro de respostas concretas”, afirmou Aguiar-Branco.

O Presidente do Parlamento reuniu-se na Guarda com os presidentes de 13 dos 14 municípios do distrito — apenas o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas esteve ausente — no âmbito da iniciativa “Parlamento Próximo”. No encontro participaram também os deputados eleitos pelo círculo da Guarda: Dulcineia Moura (PSD), Ana Mendes Godinho (PS) e Nuno Simões e Melo (Chega).

A desertificação, a mobilidade e os transportes públicos, bem como o financiamento das delegações de competências para as autarquias, estiveram entre as principais preocupações apresentadas pelos autarcas.

Aguiar-Branco sublinhou que estas questões poderão ganhar maior visibilidade através de iniciativas futuras na Assembleia da República. “Foram vários os temas que, em conjugação com os autarcas, podemos trabalhar ao longo do ano, dando-lhes maior destaque e ajudando a colocá-los na agenda”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Maio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem, 13 de Março, que as …

Previsão de condições meteorológicas adversas para amanhã na região centro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã períodos de chuva …