Home - Últimas - Ana Abrunhosa é candidata do PS à CM de Coimbra e afirma que pretende “construir uma candidatura pragmática e capaz de fazer pontes”

Ana Abrunhosa é candidata do PS à CM de Coimbra e afirma que pretende “construir uma candidatura pragmática e capaz de fazer pontes”

O Partido Socialista (PS) aprovou, ontem, a candidatura de Ana Abrunhosa à presidência da Câmara Municipal de Coimbra. A votação, com apenas uma abstenção e um voto contra, “destacou-se pelo apoio generalizado e reflecte a confiança na capacidade de Ana Abrunhosa para mudar o rumo de total estagnação da cidade e conduzir o PS a um novo ciclo de vitórias em Coimbra”, pode ler-se no comunicado que anunciou o resultado da votação.

A candidata, actual deputada do PS na Assembleia da República e ex-ministra da Coesão Territorial, afirmou hoje que pretende criar uma candidatura pragmática e inclusiva, disponível para estabelecer pontes com as forças vivas do concelho. “O meu perfil é de fazedora, é de muito pragmatismo e é com isso que as pessoas podem contar”, disse Ana Abrunhosa, destacando ainda que espera que a coligação com outras forças políticas no concelho se concretize.

Questionada sobre a possível coligação do PS com Livre, PAN e o movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), a ex-ministra afirmou sentir grande afinidade com as pessoas que representam essas forças políticas e acredita que elas poderão ter um grande contributo para a elaboração de um programa conjunto.

Sobre a possibilidade de representar um corte do PS com o passado, Ana Abrunhosa afirmou que o partido não deve envergonhar-se do seu trabalho autárquico, que deixou “grandes obras” no concelho. No entanto, sublinhou que “o autarca de hoje é um autarca que tem que ter um perfil e características diferentes do autarca do passado”.

A candidata socialista revelou ainda que o programa da sua candidatura terá acções concretas, quantificadas e com horizonte temporal definido, destacando como prioridades a mobilidade, a habitação e a criação de mais espaços verdes. “Coimbra tem hoje um problema terrível na mobilidade, além de ser uma cidade suja e feia, mas com um enorme potencial”, afirmou. Ana Abrunhosa propõe um concelho mais amigo dos empresários, com soluções para resolver os problemas da mobilidade e a criação de um espaço de inovação capaz de acolher empresas tecnológicas na Baixa, zona que considera “um cancro”, actualmente “abandonada e com alguns problemas de segurança”.

Em 2021, recorde-se, a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RiR e Volt), encabeçada por José Manuel Silva, venceu a Câmara com cerca de 44 por cento dos votos, contra 32,6 por cento do PS, então liderado por Manuel Machado, que tentava um terceiro mandato consecutivo à frente do município.

Além de Ana Abrunhosa, já são conhecidos como candidatos àquela autarquia o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda, e o vereador Francisco Queirós, pela CDU.

LEIA TAMBÉM

Eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Maio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem, 13 de Março, que as …

Previsão de condições meteorológicas adversas para amanhã na região centro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã períodos de chuva …