O encontro, está a ser promovido por uma comissão de antigos alunos do antigo e prestigiado colégio, fundado em 1932 pelos professores Carlos Rodrigues de Campos e Alexandre Marques Gomes, e de acordo com o que referiu ao diário online do Correio da Beira Serra um elemento da comissão, António Godinho, deverá contar com a presença de cerca de 350 antigos alunos, que actualmente se encontram espalhados pelos mais diversos pontos do país.
Do colégio que constituiu uma “referência pedagógica não só do concelho de Oliveira, mas de toda a região beirã”, saíram inúmeras personalidades que desempenhariam altos cargos nos mais diversos sectores de actividade da sociedade portuguesa. Albano Rodrigues da Silva, que comemora 90 primaveras no próximo mês de Março, é o aluno mais antigo que deverá estar presente naquele convívio.
Foi vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital durante o período do Estado Novo – primeiro com Ferreira Diniz e depois com Afonso Amaral –, delegado escolar durante vários anos e, após o 25 de Abril, foi eleito como vereador para a autarquia oliveirense pelo CDS – a presidência estava a cargo de António Simões Saraiva –, que hoje é liderado pela filha, Adelaide Freixinho.
Ao Brás Garcia de Mascarenhas, que funcionou entre 1932 e 1973, sucedeu a Escola Secundária de Oliveira do Hospital, que seria criada ano e meio depois do encerramento do colégio. Para não deixar esquecer o logo historial desta instituição, um grupo de antigos alunos disponibilizou um blogue em http://exalunoscolegiobrasgarciamascarenhas.blogs.sapo.pt/