O município de Mangualde lançou a aplicação (APP) MOVMangualdeAPP que permite, entre outras funcionalidades, visualizar no telemóvel, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis no centro da cidade. Esta app insere-se no projecto SmartParking (estacionamento inteligente) que inclui a sensorização de cerca de 550 lugares, tendo sido criada uma plataforma online que agrega a informação acerca dos mesmos.
Os sensores foram colocados em lugares individuais e parques de estacionamento, localizados no centro da cidade, onde existe maior dificuldade para deixar a viatura. O investimento neste projecto “SmartParking” é de 319 mil euros, foi co-financiado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.
“A aplicação móvel é uma componente muito importante deste projecto, uma vez que, através da tecnologia, na palma da mão, será muito mais simples e fácil estacionar, revelando-se um forte contributo para a neutralidade carbónica”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Além da aplicação, foram também instalados, nas entradas da cidade, cinco painéis de informação. “Após uma fase de testes bem-sucedida, estes equipamentos informativos já se encontram operacionais e também mostram, em tempo real, as diversas zonas de estacionamento e a respectiva disponibilidade de lugares”, assegura o autarca.
“O facto de sabermos, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento, irá contribuir para a diminuição de tráfego na zona central da cidade, encurtar o tempo de deslocação entre lugares e veremos reduzida a emissão de CO2. Além disso, haverá ganhos para a saúde da população, uma vez que acreditamos e que também será possível baixar os níveis de ansiedade e stress”, argumenta Marco Almeida.
Atendendo às preocupações do Município com aspectos inclusivos, foram também sensorizados 22 lugares de mobilidade reduzida, que também estão assinados na aplicação móvel.
“Este projecto não descurou o comércio tradicional, que pretendemos cada vez mais dinâmico, por isso foram contemplados 28 lugares de cargas e descargas, equipados com sensores, que optimizam, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento dos veículos que transaccionam mercadorias, um factor que realça o empreendedorismo e inovação do projecto”, afirma Marco Almeida.
Com a implementação deste projecto não houve qualquer alteração em relação ao número de zonas pagas, que se mantêm as mesmas.
Esta app, disponível em Android https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.parkear.mangualde e em IOS: https://apps.apple.com/us/app/movmangualdeapp/id6479364019