Home - Últimas - Arganil e Instituto Politécnico de Coimbra criam polo dedicado à mobilidade inteligente e autónoma

Arganil e Instituto Politécnico de Coimbra criam polo dedicado à mobilidade inteligente e autónoma

Novo centro será instalado na Relvinha e aposta na formação, inovação e ligação ao sector automóvel. Protocolo será assinado a 22 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O município de Arganil e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vão formalizar, no próximo dia 22 de Abril, pelas 11h00, a criação do novo Polo de Arganil do IPC. A assinatura do protocolo de constituição e instalação decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e marca o arranque oficial do projecto SIMA – Smart Innovative Mobility Arganil, orientado para a mobilidade do futuro.

Este novo centro, a implementar na Área de Acolhimento Empresarial da Relvinha, pretende afirmar-se como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis no domínio da mobilidade inteligente e autónoma. De acordo com nota divulgada pela autarquia, trata-se de uma “resposta estratégica aos desafios colocados ao sector automóvel europeu, num momento em que a transição digital e ecológica exige recursos humanos altamente qualificados”.

A parceria estratégica entre o Município de Arganil e o IPC visa promover a qualificação de técnicos, fomentar a transferência de conhecimento e atrair investimento para o território. O projecto prevê também o lançamento de novas ofertas formativas, com destaque para cursos profissionais e técnicos especializados, em áreas como a electromobilidade, condução automatizada, análise de megadados ou química das baterias.

Segundo a Câmara Municipal de Arganil, o novo polo formativo e de desenvolvimento surge como continuação da tradição local ligada à competição automóvel, mas com uma forte aposta em soluções de futuro. “Com raízes na ligação histórica de Arganil ao automobilismo e com ambição de futuro, este polo nasce como um espaço orientado para a mobilidade autónoma e sustentável”, lê-se no comunicado.

O SIMA integra-se assim numa estratégia mais ampla de valorização do interior, procurando criar dinâmicas de inovação com impacto real na economia local e regional. A ligação entre o saber académico, a realidade industrial e as especificidades do território será central na actividade da nova unidade.

Para além da qualificação de recursos humanos, o projecto ambiciona reforçar a empregabilidade, apoiar a reconversão de competências de trabalhadores em transição e afirmar Arganil como um território capaz de atrair inovação e tecnologia ligadas à mobilidade do futuro.

LEIA TAMBÉM

Manteigas quer discutir com a Covilhã os limites do concelho, incluindo terrenos onde foi construído o Miradouro dos Piornos

A delimitação dos terrenos na zona do Miradouro dos Piornos volta a estar em cima …

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …