Segundo nota de imprensa enviada ao diário online do Correio da Beira Serra, os eleitos sugeriram que, para o efeito, se aproveitem os recursos financeiros que estarão disponíveis nesta fase de candidaturas ao Eixo 4 do P.O. da Região Centro, que termina no final do mês de Abril.
Os vereadores lembraram ao executivo arganilense que Portugal subscreveu a Agenda 21 aprovada na Cimeira do Rio em 1992, a qual no seu Capítulo 28, apresenta o conceito de Agenda 21 Local e que existem cerca de 80 municípios portugueses que já implementaram a Agenda 21 Local, os quais têm atingido resultados significativos ao nível da relação entre o desenvolvimento económico, o reforço da justiça social e a qualidade ambiental.
No caso concreto de Arganil, os eleitos socialistas são de opinião de que é necessário reforçar a participação e o envolvimento das populações – que é já uma “tradição” no município, sublinham – na resolução dos seu problemas, conjuntamente com as autoridades locais, através da criação de espaços formais de partilha. Defendem os vereadores que os referidos espaços deverão ser abertos à discussão e consulta, onde as populações, ou seus representantes, possam apresentar e defender as suas propostas e colaborar activa e empenhadamente na definição e implementação do Plano de Acção para o Município.