De acordo com a documentação a que o correiodabeiraserra.com teve acesso, a dívida do município oliveirense ascendia, em 31 de Janeiro de 2008, a sensivelmente 2 milhões e 600 mil euros.

A maior fatia do endividamento municipal, está neste momento associada a empréstimos contraídos pela Câmara Municipal (CM) junto da Caixa Geral de Depósitos, num montante de 1.861.383,46 euros. Em termos de empreitadas, a dívida municipal cifra-se em 146.908,91 euros e é inferior ao valor dos subsídios que a autarquia oliveirense tem em dívida para com diversas colectividades concelhias, 220.625.00 euros.
Naquela que é a primeira assembleia de 2008, a Câmara Municipal vai também submeter à aprovação daquele órgão autárquico o designado projecto “OLIVEIRA FINICIA – INVISTA +”. Trata-se de um programa de apoio às micro e pequenas empresas do município no acesso ao financiamento de pequenos projectos de investimento, e que contém um fundo de apoio inicial de 500 mil euros. Para a implementação deste projecto, a CM efectuou um protocolo financeiro e de cooperação – já aprovado pelo executivo camarário – com a Caixa Geral de Depósitos, a Garval – uma sociedade de garantia mútua -, a Associação Comercial e Industrial de Coimbra e, ainda, o IAPMEI
