Home - Desporto - Atleta da ARCIAL de Oliveira do Hospital representa Portugal no Campeonato do Mundo de Remo Indoor VIRTUS na Polónia

Atleta da ARCIAL de Oliveira do Hospital representa Portugal no Campeonato do Mundo de Remo Indoor VIRTUS na Polónia

O atleta Vasco Vicente, da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL), vai representar Portugal nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, que decorrerão em Zakopane, na Polónia, entre 2 e 8 de Março.

O equipamento nacional já não é estranho ao atleta oliveirense, pois é a segunda vez que representa as cores portuguesas, depois de, em 2022, ter marcado presença no Campeonato da Europa de ParaHóquei EHF, que se realizou na Bélgica. Nessa ocasião, foi acompanhado por Paulo Nunes, outro atleta da ARCIAL, numa prova em que a equipa nacional contou com dois atletas desta instituição.

A presença de atletas da ARCIAL em conjuntos nacionais tem sido habitual nos últimos anos, desde que Marco Marques fez parte da equipa que se sagrou campeã europeia de ParaHóquei em Amsterdão, em 2017. Posteriormente, o atleta da ARCIAL viria a receber o troféu de Atleta do Ano na Gala do Desporto de Oliveira do Hospital. Em 2019 foi a vez de Luís Travassos se ter deslocado a Antuérpia com a selecção de ParaHóquei, que se sagrou vice-campeã europeia. Também este atleta seria reconhecido como Atleta Revelação do Ano, desta vez na Gala do Desporto de Tábua.

A convocatória de Vasco Vicente dá reconhecimento à aposta feita pela ARCIAL na dinamização do desporto como veículo de inclusão social e de fortalecimento da auto-estima dos seus utentes. A opção ganhou novo fôlego em 2019, com a criação da Academia de Desporto Adaptado, que tem permitido a prática de modalidades como o boccia, futsal, remo indoor ou atletismo, este com mais de três décadas de tradição na instituição.

As competições VIRTUS recebem os melhores atletas mundiais de desporto para desenvolvimento intelectual e têm lugar de quatro em quatro anos, no ano anterior aos Jogos Paralímpicos. No fim de semana passado, Portugal sagrou-se Campeão do Mundo indoor da Atletismo VIRTUS ao conquistar 16 medalhas em Reims (França), 9 das quais de ouro.

 

LEIA TAMBÉM

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos …

ESTGOH e ESEC lançam mestrado conjunto em Gestão em Turismo e Inovação Territorial

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e …