As celebrações dos 129 anos da Associação Filarmónica Barrilense, foram envolvidas com diversas iniciativas, que se iniciaram no Dia de Todos-os-Santos, com a tradicional Feira dos Santos, tendo a abrilhantá-la o grupo BarrilBrass.
No dia 4, sábado, participaram em concertos a Filarmónica local e a Filarmónica de Aldeia das Dez, convidada especial para dar mais cor musical ao momento. No domingo, dia 5, principal dos festejos, repassado de um programa festivo e cultural, motivou a presença de mais de 160 pessoas no convívio, que bem reflete quanto os barrilenses amam a sua banda.
Logo de manhã teve lugar a arruada até à Igreja matriz, onde foi celebrada a missa, presidida pelo pároco reitor Lucas Pio. De seguida, efetuou-se a romagem ao cemitério, onde foram homenageados Directores, Sócios e Amigos da AFB, já falecidos.
O rumo que se seguiu foi a sede da Filarmónica. Depois de se cantarem os parabéns à Filarmónica aniversariante, seguiu-se um momento musical apresentado pelo Duo Música Há´Dois, e os festejos terminaram com chave de ouro, com uma peça de teatro levada à cena pel`«Os Gorgulhos/Teatro Na Serra», os quais proporcionaram um ótimo ambiente de amizade e alegria.
O reconhecimento não foi esquecido
Neste dia festivo, a direção, liderada por Carlos Nobre, o reconhecimento não foi esquecido e por isso foram galardoados, pela Federação de Federação do Distrito de Coimbra, com medalhas de ouro e prata, dois dedicados barrilenses, pela sua atividade contínua ao serviço da A.F.B. durante mais de cinquenta e vinte cinco anos, respetivamente, que são Armando Bernardo e Acácio Simões, que na foto têm ao centro o maestro Francisco Joel Ferreira.
Estes gestos tiveram lugar no final do concerto de abertura dos festejos comemorativos do aniversário da Filarmónica Barrilense, que teve lugar no Salão José Monteiro de Carvalho e Albuquerque.
Vénias ao Armando e Acácio, porque são herdeiros de um passado brilhante de duas gerações, pelo contributo que desenvolveram à causa cultural, neste caso a música e da comunidade do Barril de Alva, que ao longos dos anos permaneceram na banda e que certamente continuarão a dar o seu contributo.
O concerto realizado apreciado por grande assistência
José Travassos de Vasconcelos