Home - Opinião - Bilhete Postal desde a Cordinha: Câmara “abandona” Piscina em Seixo de Beira… Autor: João Dinis
Piscina pública outra vez encerrada e agora sem água, em Seixo da Beira (Cordinha). Resta-nos olhar para ela cá de fora, cheios de calor e através da grade da vedação.

Bilhete Postal desde a Cordinha: Câmara “abandona” Piscina em Seixo de Beira… Autor: João Dinis

Como é óbvio, esta Piscina, que é municipal, não fica na cidade de Oliveira do Hospital.  Fica aqui na Cordinha, em Seixo da Beira.  Talvez por ficar algo distante da Cidade, encontra-se autenticamente “abandonada” por parte das Autarquias Locais e, em especial, pela Câmara Municipal.  É que, para além de fechada ao público, está há tempos sem água e estamos já a 6 de Julho (2024)!

Lembremos que esta é uma Piscina pública construída com vultosas verbas públicas desde logo à responsabilidade da Câmara Municipal…mas até parece que, entretanto, não tem (ir)responsáveis por ela…

Como já se disse, a primeira constatação é que a mantêm fechada em plena época balnear. Portanto, esta Piscina está desaproveitada na sua função social e recreativa o que também significa estar a ser muito criticavelmente desaproveitado o investimento público lá feito.  Com a agravante de estar a ser sujeita a degradar-se sem necessidade, por a manterem vazia no calor do Verão…

Neste contexto inadmissível, nós, os seus potenciais e ”sequiosos” utentes, estamos condenados a olhar para esta Piscina por detrás das grades…da vedação metálica como se uma “prisão térmica” ficasse cá do lado de fora da Piscina, connosco a suar!  Ora bolas !

Há uns dois anos atrás, tiveram-na fechada todo o Verão porque, diziam então, “não havia nadador-salvador”…  Agora, talvez digam que está fechada para pouparem água e cloro sem se lembrarem que este Inverno e esta Primavera até foram bastante chuvosos…

Mais uma vez lá “esbarrei” com tanta incompetência, quiçá negligência.  Eu e minha filhota de nove anos que nos queríamos legitimamente refrescar.  Para não a desiludir e como, apesar de tudo, ainda temos alguns privilégios ao alcance, arrancámos dali para a Piscina Municipal na cidade em Oliveira do Hospital onde fomos encontrar gente e mais gente – dos privilegiados – com os jovens a saltar como acrobatas para a água mas lá nos arriscámos a levar com algum deles em cima…o que felizmente não nos aconteceu.

De qualquer forma, expresso o meu protesto veemente por mais este incompreensível e abusivo encerramento desta Piscina, na Cordinha.

Isto converge com outros protestos decorrentes do “crónico” estado de poluição das águas dos nossos Rios que, assim, continuam a não nos servir de refrigério ou recreio.

Enfim, perante tanto “abandono”, afinal escondido por detrás de propaganda intensa produzida por esta Câmara Municipal, vamos todos viver para dentro da cidade de Oliveira do Hospital e o último ou a última a sair daqui que feche e luz…e a água da torneira…  Bolas e rebolas !!

6 de Julho de 2024

 

 

Autor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

“Vive la France !” (Viva a França !)   –  e que eu não me canse… Autor: João Dinis

Surfemos na espuma das horas e dos dias a perscrutar a percepção  mais imediata das …

E as vítimas de Outubro 2017… Autor: Fernando Tavares Pereira

O PRR e a necessidade de revitalizar o sector produtivo As vítimas dos incêndios de …