Depois de várias denúncias e de alguns percalços, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou mais uma intervenção (mais uma obra) alegadamente para melhorar o “velhinho” Parque Infantil situado no Largo Ribeiro do Amaral. Enfim, é assim “fácil” gastar dinheiro público, ao estilo do “ou oito ou oitenta”, desde que o haja e alguém queira gastá-lo…e que, primeiro, haja quem pague impostos…
Já agora, espera-se que, com os tais 140 mil Euros, também esteja previsto instalar lá uma cobertura amovível para aliviar do Sol, sobretudo no Verão, claro.
Vão a Seia ver o que é um Parque de Diversão…
Estimulado eu por um artigo de Carlos Martelo, publicado há dias no CBS, fui a Seia (1 de Março, 2025) com a minha filhota (10 anitos) a ver o – espectacular – Parque de Diversão instalado pela Câmara Municipal de Seia num parque desta Cidade. Trata-se de facto de um “complexo” desafiador para crianças e jovens e não de um corriqueiro parque infantil. Este Parque, em Seia, vai bem mais além…
Para isso, dispõe de alguns daqueles aparelhos “vulgares” em parques infantis e, sobretudo, tem disponíveis duas altas e coloridas Torres com escorregas diferentes, e com um “slide”, daqueles a que também se chama de “Tirolesa”, com uns 20 metros de cabo de aço esticado entre dois polos fixos a níveis diferentes mais a roldana específica com o respectivo cabo suspenso onde a criançada se agarra para cada suave “viagem” deslizando por gravidade. Espectáculo!
Claro que a minha filhota lá teve de ir experimentar aquelas ofertas diferentes em que, de facto, se estimula, e desafia, a coragem e a habilidade de cada jovem utilizador.
E ela, depois, comentou visivelmente satisfeita: – “Muito divertido!”. E, para mim, isso é mais do que suficiente para também eu reconhecer as virtudes deste tipo de Parque de Diversão. Tentou-me mesmo o ir deslizar na “Tirolesa” … Que pena já não ter dez anitos, nem parecido!…
A questão que é muito legítimo colocar-se, aliás tal como Carlos Martelo destacou, é a de perguntarmos afinal porque é que as crianças e jovens que vão à cidade de Oliveira do Hospital não têm lá à disposição um Parque destes? É que, em consequência, para usufruírem destas estimulantes experiências lúdicas têm que ir à cidade de Seia, no concelho vizinho…
Ora, as crianças e jovens do meu Concelho têm direito a dispor, cá, de um Parque semelhante, tanto mais que e ao que parece, aquele Parque Infantil da “Formiguinha”, dentro da Cidade, está condenado a desaparecer para dar ali lugar a um evitável parque de estacionamento de viaturas em resultado da inconveniente “enxertia”, lá ao lado, da nova ESTGOH, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital. Enfim, “teias que a Câmara Municipal tece” …
E sim, estou de acordo com Carlos Martelo e subscrevo a ideia da instalação de um desafiante Parque de Diversão, municipal, ali, no Parque dos Marmelos onde até haverá sombra disponível.
Porém, isso vai parecendo de mais para esta Câmara Municipal ao contrário do que se constata em Seia. Ora bolas!
2 de Março de 2025
Autor: João Dinis, Jano