Home - Últimas - Bombeiros de Bilbao em Tábua para troca de experiências

Bombeiros de Bilbao em Tábua para troca de experiências

O executivo municipal de Tábua recebeu hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal uma comitiva de Bombeiros da cidade de Bilbao, Espanha, que se encontram nesta Vila a convite dos seus congéneres de Tábua, um encontro que contou com a presença do Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Andrade, e o Comandante Rui Leitão, acompanhados de alguns dos seus operacionais.

Já a comitiva espanhola, liderada pelo Comandante do Quartel Central de Bilbao, Ignacio Garcia Urquizo, era constituída por mais quatro bombeiros voluntários, que se deslocaram a Tábua com o intuito de partilhar experiências, nomeadamente obterem conhecimento do funcionamento das estruturas locais, regionais e nacionais da Protecção Civil e do papel dos bombeiros neste quadro.

Este encontro tem ainda como objectivo e promover a discussão sobre temas relevantes para a melhoria dos serviços de emergência e combate a incêndios, com ênfase na utilização de técnicas e procedimentos em contextos de intervenção em sinistros.

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua salientou a importância deste tipo de partilhas para reforçar a capacitação dos nossos Bombeiros e dar a conhecer o que é realizado na nossa região em termos de prevenção e combate, nomeadamente a incêndios rurais. Ricardo Cruz sublinhou ainda que as duas corporações do concelho têm um elevado grau de preparação e de prontidão. “É um factor tranquilizador para as populações locais”, frisou.

Os responsáveis dos Bombeiros de Tábua referiram que o desenvolvimento de estratégias conjuntas na área da protecção civil e a partilha de experiências é fundamental para aprimorar os serviços prestados e garantir a segurança das populações, bem como para promover a solidariedade e a formação contínua dos profissionais envolvidos na nobre missão de salvar vidas e proteger bens.

Esta visita, segundo estes responsáveis, reforça o compromisso de Tábua em manter-se na vanguarda das práticas de protecção civil e socorro, valorizando a cooperação internacional como uma ferramenta essencial para o progresso e inovação no sector.

A comitiva espanhola também sublinhou a importância desta missão, na qual se deslocou também à Lousã e a Coimbra para conhecer as estruturas regionais da Protecção Civil.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …