A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, será novamente, entre 7 de Dezembro e 1 de Janeiro, “a aldeia de Natal mais tradicional e ecológica do país”. Esta Festa de Montanha, que assinala este ano a sua 12.ª edição, distingue-se pela autenticidade e sustentabilidade. E a organização faz questão de salientar que, ali, o Pai Natal não é convidado. “Esta celebração tem as suas raízes nas mais profundas tradições portuguesas”, justificam.
Este ano, a população local convida todos a visitar Cabeça e a viver o espírito natalício em comunhão com a Natureza e a comunidade. Entre as actividades programadas destacam-se oficinas criativas alusivas ao Natal, passeios e caminhadas, sessões de contos, workshops comunitários de croché e novelos de histórias de avós.
“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito manualmente, com materiais recolhidos de forma responsável no meio natural envolvente, como giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, canas de milho e outros materiais reciclados”, explicam os responsáveis pela iniciativa.
As decorações são elaboradas com materiais provenientes da Natureza e com excedentes resultantes das limpezas dos campos. Todo o processo é levado a cabo pela comunidade, com o apoio de colectividades e instituições locais, como a Comissão dos Compartes da Cabeça, a União de Freguesias de Vide e Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia. A organização sublinha que não há empresas envolvidas na iniciativa: “São apenas os habitantes que dão vida e alma à decoração desta festa de Natal. Tudo é pensado para estar em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições seculares, como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confecção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais.”
“O cenário é único e envolvente: quem visita Cabeça nesta altura do ano pode experienciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas das casas estão abertas, acolhendo o pequeno Mercado de Natal, as tasquinhas e os visitantes que se cruzam com os habitantes nas ruas. Ao entardecer, a magia torna-se ainda mais intensa, com milhares de luzes a iluminarem as ruelas e o casario típico desta Aldeia de Montanha. Recorde-se que Cabeça foi a primeira aldeia LED do país, contribuindo para a eficiência energética e para a promoção de uma economia de baixo carbono”, conclui a nota da organização.
Actividades Cabeça Aldeia Natal
– Sessão Infantil Jogos Mágicos com o Elfo Visitante
– Sessão de Contos: A História do Ratinhos Serapitel
– Oficina Postais e Enfeites de Natal Sustentáveis
– Oficina de Brinquedos Tradicionais em Madeira – Sob a orientação de um artesão haverá oportunidade de conhecer os brinquedos do passado e o seu modo de produção.
– Sessões Comunitária Crochet e Novelos de Histórias com as avós da Aldeia: A Aldeia conta o Natal – Memórias e Histórias
– Acção de Reflorestação | CISE e Movimento Estrela Viva
– Ebike Tour Cabeça – Barriosa – Cabeça | organizado por Estrela Ebike
– Percursos Pedestres:
Caminhada Na Rota da Aldeia Natal | organizada por Green Trekker
Caminhada Rota dos Socalcos | organizado por 100 Montanha
Caminhada Interpretativa do CISE Rota dos Socalcos*
– Passeio de todo o terreno Aldeias de Montanha e Terra de Xisto | organizado por EntreSocalcos*
– Oficina de Feltragem a Seco – Aprender e experimentar uma técnica ancestral que permite criar superfícies têxteis usando lã da Serra da Estrela, água e sabão.
O evento Cabeça Aldeia Natal integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, co-financiado pela EEC PROVERE Aldeias de Montanha 2030 no âmbito CENTRO 2030