A Aldeia de Montanha de Cadafaz no concelho de Celorico da Beira, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, recebe nos próximos dias 5 e 6 de Junho, a prova de Enduro BTT – Aldeias de Montanha, um evento com uma forte componente solidária e ambiental. Por cada participante, será plantada uma árvore autóctone!
“Este evento materializa o espírito solidário e comunitário dos habitantes de Cadafaz e Rapa que, através da Associação de Solidariedade do Cadafaz, promovem acções de limpeza nos trilhos e caminhos percorridos pela prova, actuando assim enquanto agentes de mitigação do risco de incêndio florestal e contribuindo para uma melhor mobilidade nos caminhos que servem os agricultores e pastores locais”, refere a organização.
Para as entidades envolvidas, Associação de Solidariedade de Cadafaz, o Município de Celorico da Beira, União das Freguesia de Rapa e Cadafaz e Rede de Aldeias de Montanha, esta prova de Enduro BTT – Aldeias de Montanha “deve ser mais de que um mero acontecimento desportivo, apenas se concretiza na sua plenitude se estiver verdadeiramente conectada com os valores ambientais presentes, respeitando a identidade da aldeia e a biodiversidade local. Por esse motivo, a Rede de Aldeias de Montanha, numa iniciativa aberta à comunidade e aos participantes da prova, oriundos das diversas geografias nacionais, compromete-se a plantar nos baldios da freguesia, uma árvore da flora autóctone por cada participante”.
“Esta é uma iniciativa que visa envolver directamente os participantes, uma vez que na próxima Primavera, todos serão convidados a participar numa acção de reflorestação, que proporcionará um dia memorável numa Aldeia de Montanha em contacto com a natureza e as suas gentes”, continua o comunicado da organização.
A prova de Enduro BTT – Aldeias de Montanha, que integra o programa oficial da modalidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, acontece no BIKEPARK Cadafaz -Rapa. Este compreende vários traçados off-road que, pela sua diversidade de trilhos, morfologia do terreno e altimetria, proporcionam uma experiência disruptiva e desafiante aos participantes. O traçado realça não só as qualidades técnicas e físicas do BTT / All-Mountain, mas também as paisagens da Serra da Estrela.
“Apostar num turismo regenerativo, capaz de transformar por via da interacção do visitante no local, com impacto no território, é o propósito da Rede de Aldeias de Montanha e das entidades que, de forma integrada, definiram este verdadeiro Plano de Acção que tem como principal objectivo acrescentar valor ao território”, rematam.