A Câmara Municipal da Guarda aprovou, esta segunda-feira (10 de Março), por unanimidade, a venda de um terreno junto ao parque industrial para a construção do Hospital São Mateus Guarda, um investimento privado de 25 milhões de euros promovido pela Embeiral Vida. O projecto prevê a criação de 197 postos de trabalho.
A hasta pública, inicialmente retirada da ordem de trabalhos da reunião de 20 de Fevereiro devido a dúvidas da oposição, foi agora aprovada após explicações do presidente da Câmara, Sérgio Costa. O terreno foi adquirido por cerca de 115 mil euros, com entrega de proposta em carta fechada.
Adelaide Campos, vereadora do PS, explicou à agência Lusa que o partido nunca se opôs à instalação de um hospital privado na cidade, mas questionou a condução do processo pelo presidente da autarquia, alegando falta de transparência. O social-democrata Carlos Chaves Monteiro fez críticas semelhantes, lamentando que o caderno de encargos apenas exija a manutenção do investimento por cinco anos e que, em caso de incumprimento do promotor, a Câmara tenha de pagar as construções realizadas.
Sérgio Costa considerou que todas as dúvidas da oposição foram esclarecidas e afirmou que a aprovação do processo cria as condições necessárias para que o hospital privado seja uma realidade num futuro próximo. O autarca destacou ainda que os serviços de saúde privados podem ser um complemento ao Serviço Nacional de Saúde.
O Hospital São Mateus Guarda será desenvolvido pela Cliniform Saúde, empresa do grupo Embeiral Vida, em parceria com a Casa de São Mateus, sediada em Viseu. Antes do início da construção, será necessário elaborar o projecto, obter as licenças e lançar o concurso da empreitada.