…a solução proposta à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e que consistia na organização do evento no novo recinto da feira mensal, um espaço que ainda este mês serviu de ponto nevrálgico ao Campeonato Nacional e Europeu de Enduro.
Esta decisão, de remeter a semana académica para o parque dos Marmelos – um local com deficiente iluminação pública e que face ao estado do tempo ficou transformado num autêntico lamaçal –, deu origem a muitas críticas de alunos que argumentam que a autarquia local “está de costas voltadas” para os mais de 700 estudantes da ESTGOH. A associação de estudantes, que este ano teve que voltar a desembolsar cerca de 2 mil euros pelo aluguer do palco que acolhe os espectáculos – quando no Mandanelho, o palco está a maior parte do ano “às moscas” –, tem tido várias razões de queixa do executivo camarário e o presidente da AEESTGOH, João Paiva, não compreende por que é que Oliveira do Hospital “não dispensa um lugar adequado para a realização de uma festa desta dimensão” e por onde passam milhares de pessoas.
A realização deste evento estudantil naquele local, causou constrangimentos de vária ordem – os sanitários também tiveram que ser alugados propositadamente para o efeito – e, neste ano, com as chuvas que se fizeram sentir, não era de todo agradável circular no parque dos Marmelos. A própria associação, apercebendo-se do estado lamacento do recinto, viu-se forçada a comprar algumas toneladas de brita para minimizar a situação.
Henrique Barreto