Home - Outros Destaques - Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anuncia investimento de 2,5 milhões para ampliar e requalificar o Centro de Saúde da cidade

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anuncia investimento de 2,5 milhões para ampliar e requalificar o Centro de Saúde da cidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, dia 16 de Fevereiro, em reunião de Câmara, por unanimidade, a abertura de concurso público para a empreitada de ampliação e requalificação do edifício do Centro de Saúde. Em causa está um investimento na área da saúde de cerca de 2,5 milhões de euros, que será financiado a 100 por cento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, destacou o importante papel da Câmara Municipal nas negociações com o Ministério da Saúde, porque – conforme explica – o financiamento deste equipamento, que inicialmente era de sensivelmente 1,2 milhões de euros, foi aumentado em mais de 1 milhão de euros. “Estamos a dar um passo muito importante para a concretização de um investimento altamente estratégico na área da saúde, pois o projecto de modernização e ampliação do Centro de Saúde criará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, sublinha o autarca.

O futuro Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, cujo projecto foi apresentado em reunião de Câmara pelo gabinete de arquitectura responsável pela sua concepção, contemplará a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos.

Com esta empreitada, que tem um prazo de execução de 548 dias, vão ser criadas novas condições de conforto e segurança para os utentes e profissionais de saúde, assim como o aumento da eficiência energética do edifício e a melhoria dos aspectos relacionados com a acessibilidade.

Um outro aspecto importante está relacionado com o facto de estas obras de remodelação e ampliação do Centro de Saúde cumprirem com as normas de dimensionamento e organização definidos pelo Ministério da Saúde. E nesse sentido, conforme frisa o Presidente da Câmara, passará a ser possível, no âmbito das novas políticas de saúde programadas para a ULS Coimbra, acolher em Oliveira do Hospital, médicos estagiários e em fase de internato para a especialidade.

Relativamente ao problema da falta de médicos, que conforme refere José Francisco Rolo é um problema à escala nacional, o autarca garante que continuará a fazer todos os esforços para encontrar soluções que dêem resposta ao nível da prestação de cuidados de saúde para toda a população. Essa é a nossa grande prioridade”, sublinha.

O Presidente da Câmara frisa ainda que, no âmbito do processo de transferência de competência na área da saúde para os municípios, está também sinalizada no PRR uma verba de 900 mil euros para obras de melhorias em extensões de saúde do concelho, estando já a ser elaborados os respectivos projectos.

LEIA TAMBÉM

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos …

ESTGOH e ESEC lançam mestrado conjunto em Gestão em Turismo e Inovação Territorial

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Escola Superior de Tecnologia e …