Home - Outros Destaques - Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou orçamento de 43,3 milhões de euros

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou orçamento de 43,3 milhões de euros

Dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP, na oposição, votaram contra o documento, mas não explicaram as razões do sentido de voto quando contactados pelo Correio da Beira Serra (CBS)

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou ontem, por maioria, a proposta de orçamento municipal para 2025 na ordem dos 43,3 milhões de euros (ME), registando um aumento de 9,1 por cento face ao ano anterior. O presidente da autarquia, José Francisco Rolo, disse tratar-se de “um orçamento de grande alcance”, enquanto os vereadores da oposição, apesar das tentativas de contacto do CBS, não deram qualquer explicação sobre o que os terá levado a votar contra o documento.

A proposta de orçamento municipal para 2025, aprovada em reunião extraordinária do executivo, contou com os votos a favor da maioria eleita pelo PS, tendo votado contra dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, em declarações à agência Lusa, sublinhou que se trata de “um orçamento de grande alcance”, porque “vai a todas as áreas, alicerçado na capacidade de garantir financiamento através do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], Programa Operacional Regional e contratos programa com o Governo”.

“É assumidamente um orçamento ambicioso, executado com critérios de rigor e transparência, para que Oliveira do Hospital seja um concelho mais competitivo no contexto da região e do país”, acrescentou. Os investimentos estratégicos irão incidir na habitação e urbanismo, na saúde, educação e formação profissional, desenvolvimento económico, cultura e desporto, em políticas de protecção às famílias e ainda na descentralização.

“Teremos novas obras no centro de saúde, financiadas pelo PRR; a comunidade de energia renovável para dar competitividade à zona industrial tem o concurso público internacional praticamente concluído e as obras no estádio municipal; para além do programa de habitação a custos acessíveis”, elencou.

Segundo o autarca, a Câmara pretende também apostar, no domínio da cultura, numa programação de qualidade para a nova Casa da Cultura. “Vamos assumir integralmente as nossas novas responsabilidades, que são pesadas, no domínio das competências que nos foram impostas na saúde e na educação e que pesam muito sobre o orçamento municipal. Vamos também dar protecção às famílias mais vulneráveis”, referiu.

A carga fiscal “será reduzida”, sendo dado cumprimento “ao compromisso de reduzir o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] para a taxa de 0,32%, desonerando tributariamente as famílias”. Para José Francisco Rolo, este é um orçamento que funcionará como “acelerador de investimento para o ano de 2025”.

 

LEIA TAMBÉM

José Francisco Rolo saúda restituição da Freguesia de Vila Franca da Beira

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, saudou a aprovação, …

Rui Vale abandonou comando técnico do Lagares da Beira

Rui Vale abandonou ontem o cargo de treinador principal da Associação Desportiva de Lagares da …