Home - Últimas - Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO foi apresentada em Gouveia

Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO foi apresentada em Gouveia

Proposta liderada pelo Estrela Geopark envolve os municípios do Parque Natural da Serra da Estrela e pretende reforçar a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável do território.

A proposta de candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO foi formalmente apresentada hoje, numa sessão pública que decorreu na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia. A iniciativa junta os municípios que integram o Parque Natural da Serra da Estrela e é liderada pelo Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

O Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, abriu a sessão destacando o impacto da candidatura para o território. “Esta é uma oportunidade determinante para a conservação das nossas paisagens e para a preservação dos ecossistemas que fazem da Serra da Estrela um património singular”, afirmou o autarca.

O coordenador executivo do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, Emanuel de Castro, reforçou o valor ambiental e científico do território. “A Serra da Estrela merece conquistar a classificação de Reserva da Biosfera da UNESCO”, declarou, explicando os critérios e fundamentos que sustentam a proposta, nomeadamente a diversidade ecológica e o potencial para práticas de desenvolvimento sustentável.

Também presente na sessão, Lucas Cézar, técnico cogestor do Parque Natural da Serra da Estrela e do Estrela Geopark, sublinhou a importância da altitude da serra na manutenção de habitats únicos. “A Serra da Estrela reúne uma diversidade sem fim de espécies e habitats que reflecte uma longa história e uma complexa geologia”, afirmou. Segundo o técnico, “as zonas mais altas constituem o único refúgio de muitas espécies que necessitam de protecção e preservação”.

Na mesma linha, Miguel Moreira, investigador da Universidade de Coimbra, descreveu a Serra como “um laboratório vivo” que permite aprofundar o conhecimento científico sobre os padrões de biodiversidade, destacando o seu valor para a investigação e monitorização ecológica.

De acordo com a definição da UNESCO, as reservas da biosfera são áreas protegidas onde se promovem simultaneamente a conservação de paisagens e ecossistemas, o desenvolvimento sustentável e a investigação científica. Funcionam como plataformas de educação, sensibilização e partilha de conhecimento, com impacto social, económico, cultural e ecológico.

A proposta de classificação será agora submetida à avaliação da Comissão Nacional da UNESCO, antes de seguir para apreciação internacional. Caso venha a ser aprovada, a Serra da Estrela passará a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, reforçando a visibilidade e o compromisso com a gestão sustentável do seu território.

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …