A candidatura da CDU e as três listas independentes candidatas às freguesias de Avô, Travanca de Lagos e União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa estrearam-se esta manhã na entrega de listas no tribunal de Oliveira do Hospital. Uma diligência já cumprida pelo PS, sendo que centristas e social democratas têm até às 18h00 para o fazer.
É oficial. Em Oliveira do Hospital as candidaturas às eleições autárquicas de 29 de setembro reservaram para o último dia a entrega das listas em tribunal. Uma diligência que a CDU (João Dinis é o cabeça de lista) e as três candidaturas independentes às freguesias de Avô, Travanca de Lagos e Lagos da Beira/ Lajeosa já tinham levado a efeito até ao início da tarde. Há instantes, foi a vez de a candidatura socialista liderada por José Carlos Alexandrino apresentar a listagem na secretaria do Tribunal, ficando a faltar as candidaturas do CDS-PP (José Vasco de Campos é o cabeça de lista) e do PSD (liderada por Cristina Oliveira).
As listas candidatas aos vários órgãos autárquicos concelhios serão afixadas pelo tribunal a partir das 18h00. Amanhã, serão sorteadas as listas e os símbolos dos grupos de cidadãos, que serão afixadas no tribunal e enviadas à CNE e ao presidente da câmara.
De acordo com informação apurada pelo correiodabeiraserra.com, na recandidatura pelo PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino faz-se acompanhar da equipa com que contou no mandato autárquico que está prestes a terminar. José Francisco Rolo surge no segundo lugar da lista, logo seguido pela ainda vereadora Graça Silva, Nuno Ribeiro, João Ramalhete, Teresa Dias e Manuel Garcia (ex PSD). À Assembleia Municipal, o PS recandidata António Lopes que se faz acompanhar de Rodrigues Gonçalves e Aldina Neves.
No que ao conjunto das freguesias diz respeito, a candidatura socialista volta a apostar em Carlos Batista, no Seixo e Carlos Maia na união de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira. Em Lagares, a aposta recai sobre Olga Bandeira e em Oliveira do Hospital/ S. Paio de Gramaços o PS volta a confiar em Nuno Oliveira. Licínio das Neves é o candidato à União de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira e Rui Coelho (ex Oliveira do Hospital Sempre) abraça o projeto socialista na União de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira. Afonso Jorge é o candidato por Avô e Carlos Castanheira veste as cores do PS em Aldeia das Dez. Destaque para a candidatura de Américo Figueiredo (ex PSD) em Lourosa e de Luciano Correia (ex PSD) em S. Gião. Tomás Pedro é candidato socialista em Travanca de Lagos e Vasco Brantua é o cabeça de lista na Bobadela. Em Alvôco de Várzeas, o PS recandidata Agostinho Marques, em Meruge a confiança recai sobre Sónia Faria (ex Oliveira do Hospital Sempre) e em Nogueira do Cravo a aposta incide em Luís Nina. A exceção verifica-se na União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa, onde o PS não apresenta lista candidata, sendo tal decisão reveladora do apoio que o partido dá à candidatura independente àquela União liderada por José António Guilherme (ex psd).