Carregal do Sal comemorou no domingo os 186 anos da sua elevação a concelho de acordo com a Reforma administrativa de Passos Manuel, através de Decreto de 6 de Novembro de 1836, o qual foi promulgado pela Rainha Maria II referia, na altura, que “O Território Continental do Reino de Portugal e Algarves fica dividido nos 17 Distritos Administrativos, 351 Concelhos”, onde de entre os quais constava o Município de Carregal do Sal.
O evento nesta sua primeira edição, deu privilegiou à educação, com a entrega das distinções através dos Diplomas de Conclusão do Ensino Secundário e a entrega dos Prémios de Mérito aos alunos do Agrupamento, relativos aos Anos Lectivos de 2020/21 e 2021/22.
Os discursos enfatizaram o percurso escolar dos alunos distinguidos, o mérito do alcance dos resultados, bem como o reconhecimento de todos os envolvidos Pais/Encarregados de Educação, Professores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, que em conjunto são parte integrante para o alcance dos resultados.
A Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Câmara incentivaram os alunos que, entretanto, deram continuidade aos estudos em termos de ensino superior de equacionarem posteriormente a regressarem ao nosso Concelho e, com as ferramentas académicas conseguidas, possam contribuir para o engrandecimento das suas terras de origem.
A Directora da DGEstE, Cristina Oliveira, incentivou a continuidade do sucesso aos alunos, vaticinando para que cada um seja responsável pela escolha do seu “voo individual” em busca do sucesso profissional a par da felicidade pessoal. Já a Professora Maria João defendeu que a escola terá que ser cada vez mais uma construção colectiva, em que todos os membros da comunidade educativa têm um papel preponderante e insubstituível no alcance do sucesso educativo.