Uma das catedrais da gastronomia da Beira Alta, famosa pelas suas enguias, mas não só, renovou a sua imagem exterior e interior, numa homenagem aos vinhos do Dão e à tradição familiar que há 72 anos conta a história do restaurante.
Tó Piano é o rosto da principal referência gastronómica de Cabanas de Viriato. A Casa Piano foi fundada em 1950. Uma longevidade que vai consolidando o restaurante na arte de bem servir. Pratos diferenciados como o naco com queijo da serra, polvo à lagareiro e as amêijoas à Piano, estão presentes na ementa.
As obras de requalificação do espaço trouxeram mais modernidade e conforto, mas “no nosso caso as obras nunca terminam – estamos sempre a modificar alguma coisa, para beneficiar o espaço”, conta-nos Tó Piano.
O anfitrião está confiante que Cabanas de Viriato vai projectar-se cada vez mais turisticamente, com a musealização da Casa do Passal a ser a grande âncora. Vinhos do Dão são também destaque na casa, como por exemplo o Dona Quitas, vinho da casa, em homenagem à mãe (branco e tinto). Também se destaca, como ficou patente na nova fachada, o Rio Piano, em homenagem ao avô – um Reserva. Ambos os vinhos são oriundos de Santar. Mas nem só de vinhos do Dão, embora largamente maioritários, vive a extensa garrafeira da Casa Piano. Nelas se encontram também vários rótulos do Douro e Alentejo.
José Silva/ Centro Notícias