I – «Artistas de regime» para ajudarem o PS na política partidária mas à nossa conta…
O CBS e o Tabuense já trataram de casos do tipo de forma muito documentada. Lembremos o «artista» Gabriell, cantador e empresário promíscuo que tanto aparece a cantarolar em iniciativas promovidas e pagas pelas Câmara Municipais com gestão maioritária socialista, como depois aparece a cantarolar em comícios eleitorais do PS…
Mas agora, por ocasião da festa EXPOH promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em finais do passado mês de Julho, ficou claro um caso ainda mais grave… Falamos do muito estranho processo que enforma o contrato celebrado com o conhecido empresário-cantante-adjudicante Sardet cuja empresa forneceu os cabeças-de-cartaz musicais para a EXPOH, ao que foi tornado público em contrato-relâmpago, por mais de 78 mil euros a pagar pelo Município.
Mas o processo ganha contornos muito «complicados» ao saber-se que um empresário musical, por acaso até um Oliveirense, tinha, antes, apresentado uma proposta à Câmara Municipal para trazer outros artistas de nomeada e sem riscos de custos diretos (encargos…) para os cofres municipais. Porém, ao que esse empresário afirmou, nem sequer resposta obteve para a sua proposta?! Então, a seguir, a mesma Câmara Municipal aceita pagar mais de 78 mil euros pelos cabeças-de-cartaz apresentados na EXPOH ?!… Porquê? É legítimo inferir que terá havido uma decisão política em vez de uma decisão ancorada em critérios de uma límpida gestão municipal…
Aliás, é agora ainda mais legítimo exigir que a Câmara divulgue as «contas» que é suposto já ter feito para a EXPOH ! Quanto fez em receitas de bilheteira na(s) noite(s) em que atuaram os tais cabeças-de-cartaz ? E acrescentamos já: «qual foi o ´prejuízo´ em relação ao pagamento a fazer aos artistas contratados, com a empresa de Sardet pelo meio» ?
Para já, é sabido que o empresário (com base em Coimbra) André Sardet tem apoiado publicamente o PS nas campanhas eleitorais… E sabido é que, por exemplo, o atual Presidente (PS) da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital também é Deputado eleito (2022) pelo PS, pelo distrito de Coimbra…
Neste muito «manhoso» processo, é suposto haver «oposição» política e partidária (PSD/CDS) quer na Câmara quer na Assembleia Municipal. Que nos dizem sobre este(s) caso(s) ?? Em defesa da transparência e da democracia já se deveriam ter pronunciado e já deveriam ter agido que até têm meios institucionais para o fazerem com seriedade e firmeza. É que, e tal como já alguém escreveu no CBS («online»), podem mesmo ser acusados de estranhas «cumplicidades» desde logo políticas. Aguardemos pois…
II – Em como um beijo abusivo também sai financeiramente muito caro ao seu autor.
Estamos a falar do já «famoso» e pelos vistos abusivo «beijo» desse «senhor» espanhol em pleno e público exercício do cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.
Foi um beijo aplicado «sem hipótese» de recusa, e até de manifesta aceitação, em toda a boca (lábios pelo menos) da futebolista espanhola que acabava de se sagrar campeã do Mundo em Futebol Feminino ao serviço da Seleção de Espanha.
As sanções já decididas por várias instâncias, indicam, por exemplo e para já, a suspensão do «senhor» por largo período de tempo com o consequente corte nos salários «milionários» e privilégios significativos que auferia pela função que tinha.
Provavelmente, este «macho latino» não se arrependerá do ato cometido sem ética de conduta ou respeito pela futebolista mas vai arrepender-se quando as suas contas bancárias lhe provarem ter sido, muito provavelmente, o mais caro – caríssimo – beijo que alguma vez deu ou pensou dar. Pois não ?!…
«Beijo» que secundariza a vitória das atletas da Seleção Espanhola de Futebol Feminino.
A Seleção Espanhola de Futebol Feminino acabava de ganhar uma final do Campeonato do Mundo, um feito de grande mérito e impato. E não é irrelevante o facto daquelas atletas acabarem de se igualar aos futebolistas/homens espanhóis que também já foram campeões mundiais em futebol. O seu suor passava a valer honra e glória do melhor quilate ! E será justo que também lhes renda algum proveito…
Mas, na sequência da atitude do idiota, armado em «senhor», do chefe da Real Federação Espanhola de Futebol, com o «beijo» cravado na boca de uma dessas futebolistas, a magnífica vitória, num campeonato do Mundo, fica manchada e escurecida desde logo para as atletas envolvidas. Hoje, fala-se e especula-se sobre o tal «beijo» muito mais do que se louva o valor e a façanha daquelas futebolistas, jovens mulheres concretas que se dedicam a jogar bom futebol. E esse malfadado «beijo» ficará para sempre ligado, mas pela ignomínia de que é produto, ao feito tão notável dessas atletas e da própria Espanha. E, de um ponto de vista geral, é esse o seu pior efeito.
Enfim, esperemos que, todavia, também sirva de exemplo inibidor de novas tentações à prática de idêntico abuso por parte de um qualquer outro «senhor». Seja lá onde for e por que motivação for !
Autor: Carlos Martelo