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Celoricense Sacadura Cabral promovido ao posto de contra-almirante a título póstumo

O piloto celoricense Sacadura Cabral, que protagonizou com o navegador Gago Coutinho a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, foi promovido, a título póstumo, ao posto de contra-almirante, anunciou hoje a Marinha. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homologou a promoção por distinção a título póstumo ao posto de Contra-almirante do Capitão-de-fragata Artur de Sacadura Freire Cabral. A proposta de promoção foi efectuada por deliberação do Conselho de Chefes de Estado-Maior, sob proposta do Chefe de Estado-Maior da Armada, e aprovada por despacho do ministro da Defesa Nacional”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

A Marinha realça que Sacadura Cabral “ficou intimamente ligado à aviação naval”, descrevendo-o como um “oficial temerário, e um hábil piloto” que em 1922, “juntamente com Gago Coutinho executa com sucesso a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro, feito épico que os catapultou para as páginas da História de Portugal e da aviação mundial”.

“No ano em que se cumprem 100 anos do seu desaparecimento, no cumprimento de uma missão, esta promoção, a título póstumo, a contra-almirante é a mais singela homenagem a um militar da Marinha, que, se não tivesse desaparecido prematuramente, a sua promoção ao almirantado surgiria de forma natural, tais as qualidades por si demonstradas e desempenho até então”, refere a missiva.

Em 15 de Novembro de 1924, descolaram de Amesterdão três hidroaviões – “Fokker” 4146; “Fokker” 4194 e “Fokker” 4197 – comandados por Sacadura Cabral com destino a Lisboa. “O 4146, comandado pelo Capitão-de-Fragata Sacadura Cabral e o Cabo mecânico Pinto Corrêa, nunca mais foi visto, sendo dado o alarme a todas as bases francesas e inglesas e aos navios que navegavam na região. Quatro dias depois foram encontrados no mar fragmentos de um flutuador do hidroavião de Sacadura”, sublinha.

Artur de Sacadura Freire Cabral nasceu em 23 de Maio de 1881, em Celorico da Beira e com dezasseis anos ingressou na Escola Naval, como Aspirante de Marinha, tendo sido o primeiro classificado do seu curso. Em 30 de Março de 1922 teve início a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada por Sacadura Cabral, piloto, e Gago Coutinho, navegador, a bordo do hidroavião Fairey III, baptizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro.

Nesta viagem, que enfrentou algumas dificuldades, foram utilizadas três aeronaves e só depois de terem sido percorridas 4.527 milhas em 62 horas e 26 minutos, Sacadura Cabral e Gago Coutinho chegaram ao Brasil, em 17 de Junho desse ano.

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