Home - Últimas - Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes nasce no Carregal do Sal

Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes nasce no Carregal do Sal

O Governo assinou o com o município do carregal do Sal um protocolo para o futuro Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes, que irá funcionar na emblemática Casa do Aido, onde nasceu o Cônsul Humanista. O empreendimento envolve um investimento que ronda de 5,5 milhões de euros e constitui mais um passo na preservação da memória do gesto altruísta de Aristides de Sousa Mendes.

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou mesmo que “é importante continuar a sublinhar a importância do respeito pela dignidade humana, do respeito pela liberdade, do respeito pela democracia, do respeito pela igualdade”, considerando que Aristides de Sousa Mendes ajudou a construir a democracia, ainda que só tenha sido conquistada 33 anos depois do seu acto heróico. A governante referiu-se, depois, ao Mural de homenagem ao Cônsul, pintado em Cabanas de Viriato pelo jovem João Figueiredo, (nome artístico Pompeu), cuja inauguração aconteceu antes da assinatura do protocolo. “Respeitar o Estado de Direito, respeitar a democracia e valorizar aquilo que deve ser valorizado (…) são estes valores que devem ser passados às novas gerações”, concluiu a governanta.

O Presidente do Conselho Directivo da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), Luís Goes Pinheiro, enalteceu o “espírito empreendedor e criativo” do presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz. Recentemente empossado, Luís Goes Pinheiro sublinhou, depois, a missão da AIMA aludindo ao facto de ser fundamental desenvolver projectos que criem novas oportunidades de emprego.

O Presidente da Câmara, Paulo Catalino Ferraz, por seu lado, começou disse que a assinatura do Protocolo constituía “mais um marco no desenvolvimento e concretização do vasto projecto referente a Aristides de Sousa Mendes”. A propósito e, referindo-se ao Mural inaugurado em Cabanas de Viriato nesse mesmo dia, da autoria de “Pompeu”, o qual felicitou pelo trabalho, adiantou que irão ser pintados murais com o mesmo significado/simbologia nas estações de comboio de Carregal do Sal e Oliveirinha. Lembrou, depois, aos signatários do protocolo do futuro Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa que os aguarda, tal como ao Município de Carregal do Sal, um grande desafio uma vez que “acolher é o papel mais fácil, o mais difícil é capacitá-las para as integrar.”

 

LEIA TAMBÉM

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

As estradas de travessia do maciço central da Serra da Estrela encontram-se encerradas ao trânsito …

Homem de 84 anos morreu em acidente com tractor no Sabugal

Um homem de 84 anos morreu hoje na localidade de Espinhal, no concelho do Sabugal …