Home - Últimas - Chuva e neve ameaçam desfiles de Carnaval e levam Protecção Civil a emitir avisos

Chuva e neve ameaçam desfiles de Carnaval e levam Protecção Civil a emitir avisos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a ocorrência de chuva, neve e uma descida acentuada das temperaturas ao longo do fim-de-semana e até terça-feira, o que poderá comprometer os desfiles de Carnaval um pouco por todo o país. Face às previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um conjunto de avisos e recomendações preventivas.

A Protecção Civil alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, devido à acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou galgamento costeiro. Neste sentido, recomenda-se a desobstrução de sistemas de drenagem e a remoção de objectos que possam ser arrastados pela água ou dificultar o seu escoamento.

Outro dos riscos identificados é a instabilidade de vertentes, com a possibilidade de deslizamentos e derrocadas devido à infiltração da água no solo. A formação de lençóis de água, gelo ou neve pode também tornar o piso rodoviário escorregadio, representando um perigo acrescido para a circulação automóvel.

A ANEPC pede especial atenção na circulação junto a zonas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos e árvores provocada por rajadas de vento mais fortes. Além disso, objectos soltos ou estruturas mal fixadas podem ser arrastados para as vias rodoviárias, representando um risco para veículos e peões.

Aos condutores, a Protecção Civil recomenda que assegurem níveis adequados de combustível para permitir trajectos alternativos ou a permanência prolongada dentro do veículo em caso de retenção. No caso de viaturas eléctricas, deve ser verificado o nível da bateria e a existência de postos de carregamento no percurso.

Adicionalmente, antes de iniciar viagens, os condutores devem confirmar o bom funcionamento dos sistemas de aquecimento e levar consigo água, alimentos e medicamentos essenciais, caso seja necessário permanecer na estrada por períodos prolongados.

As autoridades apelam à população para que acompanhe a evolução das condições meteorológicas e adopte comportamentos preventivos para minimizar riscos.

LEIA TAMBÉM

Eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Maio

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou ontem, 13 de Março, que as …

Previsão de condições meteorológicas adversas para amanhã na região centro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã períodos de chuva …