Home - Últimas - CM de Arganil recebeu diploma pelos dez anos de “Compromisso Pagamento Pontual”

CM de Arganil recebeu diploma pelos dez anos de “Compromisso Pagamento Pontual”

Autarquia tem medidas de apoio às famílias e empresas do concelho como a devolução de 350 mil euros de IRS à população e zero por cento de taxa de derrama sobre as empresas

O município de Arganil foi distinguido com o diploma que certifica dez anos de “Compromisso Pagamento Pontual”. A cerimónia de entrega dos certificados teve ontem lugar em Coimbra e Arganil fez-se representar pelo presidente da Câmara, Luís Paulo Costa,

“Cumpre-se uma década de um compromisso que assumimos com seriedade e determinação”, destacou Luís Paulo Costa, manifestando orgulhoso por Arganil ser uma referência nacional em termos de pagamento pontual. “Este reconhecimento é uma prova do nosso compromisso com a excelência e a responsabilidade financeira”, frisa Luís Paulo Costa.

A CM de Arganil tornou-se em 2015 na primeira autarquia do país a assumir oficial e publicamente o compromisso de pagar aos seus fornecedores a tempo e horas, destacando-se como um exemplo de eficiência na gestão das contas públicas, especialmente no âmbito do poder local. Uma década depois, Arganil continua a ser uma referência na implementação de políticas de pagamento que promovem o emprego e geram segurança financeira.

“Enquanto entidade pública, temos uma responsabilidade acrescida para com as empresas com quem trabalhamos. Cumprir com os nossos compromissos de pagamento não é apenas uma questão de honra, mas uma necessidade fundamental para a saúde económica do território”, afirmou o presidente da Câmara. “Quando pagamos atempadamente, estamos a garantir que essas empresas têm os recursos necessários para continuar a funcionar, investir e empregar. Este ciclo virtuoso é essencial para uma economia local resiliente”.

Devolução de 350 mil euros de IRS à população e zero por cento de taxa de derrama sobre as empresas

Luís Paulo Costa destacou ainda a importância de liderar pelo exemplo: “Num país onde apenas 18,1 por cento das empresas cumprem com os prazos de pagamento, é crucial que o sector público demonstre práticas financeiras responsáveis. Ao fazê-lo, não só reforçamos a confiança entre fornecedores e autarquias, mas também incentivamos outras entidades a adoptar práticas semelhantes.”

A boa gestão financeira e a política de rigor que Arganil tem mantido ao longo dos anos garantem a continuidade das medidas de apoio às famílias e empresas do concelho. Estas medidas incluem a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI Familiar, a devolução da totalidade do IRS às famílias, traduzindo-se na entrega de 350 mil euros às famílias em 2024, e a aplicação da derrama sobre o lucro das empresas fixada em 0 por cento.

Esta fiscalidade amiga das famílias e das empresas, assegura o autarca, também se reflecte nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, que estão entre os mais baixos do país.

O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

LEIA TAMBÉM

Nelas recebeu “Selo Município Amigo da Juventude”

O Município de Nelas recebeu, na sexta-feira, a distinção “Selo Município Amigo da Juventude”, na …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Distrito da Guarda em aviso amarelo devido ao calor

O distrito da Guarda vai ser um dos que vão estar entre as 12h00 de …