Home - Últimas - CM de Figueira de Castelo Rodrigo cria nova rota pedestre no Parque Natural do Douro Internacional

CM de Figueira de Castelo Rodrigo cria nova rota pedestre no Parque Natural do Douro Internacional

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) conta agora com uma nova rota pedestre de interesse paisagístico, natural, arqueológico e histórico. O percurso (PR4 FCR), que representa um investimento de cerca de 11 mil euros, é circular e tem como ponto de partida e chegada a Aldeia de Mata de Lobos, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

O trilho inicia-se no Chafariz Grande, local que durante anos serviu para o abastecimento de água à população e aos animais. A partir daí, os visitantes percorrem quase 12 quilómetros por uma paisagem remota, marcada pela presença humana ao longo dos séculos e com características geológicas e climáticas únicas, que influenciam a diversidade florística e faunística da região, com especial destaque para a avifauna.

À medida que o caminho avança, começam a avistar-se as arribas do rio Águeda, onde a água escavou, ao longo de milénios, uma profunda garganta sobre o planalto granítico, moldando a paisagem e conferindo-lhe uma beleza singular. Pelo percurso, encontram-se bosques densos de azinheira e zimbro, bem como pequenas árvores como o zambujeiro e a cornalheira.

Este território isolado e as escarpas fluviais servem também de abrigo a diversas espécies de aves rupícolas, como o grifo, o abutre-do-egipto, a águia-real e a águia-de-Bonelli. Para observação destas espécies no seu habitat natural e para contemplação da paisagem, há três pontos estratégicos ao longo do percurso: o Picão da Navarra, o Picão da Atalaia e o Picão da Abelheira. Estes locais foram, em tempos, utilizados pela Guarda Fiscal para vigilância e controlo do contrabando.

O regresso faz-se por um caminho vicinal até à aldeia de Mata de Lobos, concluindo uma experiência memorável que combina aventura, natureza e o encanto tradicional da região.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Condesso, “a rota (PR4 FCR) era ambicionada há muito tempo pela população local e é mais um produto turístico para o Concelho, que vai agora criar uma nova dinâmica em Mata de Lobos e no concelho, atraindo amantes de caminhadas e da natureza. As pessoas são convidadas a desfrutar de caminhos antigos, agora recuperados, com uma beleza ímpar, de paisagens únicas de cortar a respiração.”

A criação desta nova rota foi financiada pelo Fundo Ambiental, através da Associação de Municípios do Douro Superior e do Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito da melhoria das condições de visitação das áreas protegidas em cogestão.

LEIA TAMBÉM

Onze munícipes de Figueira de Castelo Rodrigo operados gratuitamente às cataratas no âmbito de protocolo com a Fundação Álvaro de Carvalho

Iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Fundação Álvaro de Carvalho e o Centro de …

Arganil, Seia e Oliveira do Hospital destacam-se com várias freguesias prioritárias na fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível

Os concelhos de Arganil (14 freguesias), Seia (14 freguesias) e Oliveira do Hospital (9 freguesias) …