Home - Outros Destaques - CM de Oliveira do Hospital vai homenagear a 7 de Outubro personalidades como José Carlos Mendes e o empresário Artur dos Santos Correia, bem como os Mestres Alfaiates

CM de Oliveira do Hospital vai homenagear a 7 de Outubro personalidades como José Carlos Mendes e o empresário Artur dos Santos Correia, bem como os Mestres Alfaiates

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por maioria as personalidades, entidades e funcionários da autarquia a distinguir no Feriado Municipal oliveirense do próximo dia 7 de Outubro. O empresário Artur dos Santos Correia e o Professores Doutor Luciano Lourenço, bem como os professores Lucinda Maria Cardoso de Brito, José Carlos Nunes Mendes e José Manuel Ricardo Nunes Coelho são as personalidades escolhidas para receber as medalhas de Mérito Municipal. Já o Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) de Oliveira do Hospital – Liga Portuguesa contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro) e uma homenagem aos Mestres Alfaiates, nas pessoas de Joaquim Mendes e Otávio Maceirinha, ambos de Meruje, são as entidades a homenagear nas cerimónias do feriado municipal. Já os ex-funcionários da autarquia e engenheiros Fernando António Prata Durães e Manuel de Melo Cruz vão receber a medalha de Valor e Dedicação Municipal.

Artur dos Santos Correia é um empresário particularmente conhecido por ser o fundador, em 2004, juntamente com as filhas, da empresa Socorreias, Lda. “Com as suas instalações na zona industrial de Oliveira do Hospital, a empresa na área de electricidade, canalizações, água, aquecimento, climatização e outros, cedo granjeou prestígio e sucesso empresarial, contando sempre com o apoio das dezenas de trabalhadores que fizeram parte da empresa, e que como o próprio sublinha podem considerar-se parte do sucesso da Socorreias”, explica a nota da autarquia que apresenta à Assembleia Municipal aqueles que vão receber medalhas de Mérito Municipal.

Nascido em Caldas de S. Paulo no ano de 1954, José Carlos Nunes Mendes é outro dos distinguidos. Licenciado em Ensino e Educação Tecnológica, José Carlos Mendes teve, entre outros cargos, presidência da ADEPTOLIVA. Foi ainda membro de várias Direcções da ARCIAL e fundou em 1975, em conjunto com cinco conterrâneos seus, a Liga Recreativa dos Amigos das Caldas de S. Paulo, participando nos seus corpos gerentes na função de secretário da Direcção, tendo mais tarde, em meados dos anos oitenta, assumido a Presidência da Direcção onde se manteve durante catorze anos. Nas eleições autárquicas de Dezembro 2001 é eleito nas listas do PSD como vereado de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital até Outubro de 2005. Recusou recandidatar-se à autarquia, mas em Março de 2006 foi eleito Presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital para um mandato de dois anos, tendo sido reeleito em 2008. Nas eleições autárquicas de 2009, liderou uma lista de Independentes a todos os órgãos do Município de Oliveira do Hospital, tendo sido eleito vereador, cargo que exerceu entre 2009 e 2013, retirando-se posteriormente da vida política. Uma cisão com o PSD de Mário Alves que acabou entregar a vitória nas autárquicas ao PS liderado por José Carlos Alexandrino.

José Manuel Ricardo Nunes Coelho teve a sua vida pautada, fundamentalmente, pela actividade sindical, onde assumiu grande protagonismo, que começou em 1985, com a sua eleição para o Secretariado Permanente da Direcção do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC). Em 1992 foi eleito Vice-presidente da Direcção daquele Sindicato entre Junho de 1995 e Fevereiro de 2023, chegou à presidência do SPZC, tendo sido reeleito durante sete mandatos. Actualmente exerce o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral. Desempenhou, desde 1968, vários cargos de direcção na Federação Nacional dos Sindicatos da Educação. Na Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública, desenvolveu igualmente uma actividade de grande relevo, e é, desde 2013, Vice-secretário Geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública. Na UGT – União Geral de Trabalhadores, José Ricardo teve também e desde cedo uma intensa actividade, desde logo com a sua eleição, em 1996, para o cargo de Secretário Nacional da UGT. Na vida política local, em 1997, foi eleito, pelo PSD, Deputado para a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e, em 2001, foi eleito, pelo mesmo partido, Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, assumindo os pelouros do Ambiente, Desporto e Tempos Livres, Planeamento Urbanístico e Zonas Verdes.

Doutorado em Geografia Física, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), onde foi professor durante quarenta e um anos e se jubilou como Professor Catedrático, Luciano Lourenço assumiu diversos cargos na FLUC. Foi por exemplo – entre um vasto conjunto de tarefas desempenhadas – Vice-Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras; Director do Departamento de Geografia; Director do Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais e Coordenador Nacional do Programa PROSEPE, Projecto de Sensibilização e Educação da População Escolar. Natural da aldeia de Goulinho, na Freguesia de Aldeia das Dez, Luciano Lourenço possui mais de três centenas de títulos publicados, entre livros, capítulos de livros, artigos, comunicações, recensões, notas e notícias, sobre diversos temas da geografia, com destaque para os relacionados com riscos e as suas manifestações, especialmente sobre incêndios florestais.

Nascida no dia de Entrudo de 1952, 26 de Fevereiro, em Oliveira do Hospital, Lucinda Maria Cardoso de Brito também vai ser distinguida. Estudou na Escola Primária Feminina de Oliveira do Hospital, depois, no Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e, posteriormente, na Escola do Magistério Primário da Guarda, onde terminaria o curso em 1972. Foi professora durante 32 anos. Iniciou a sua carreira docente na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, onde exerceu funções até se aposentar, tendo ainda passado por várias escolas do concelho. Amante da escrita, da pintura, assim como de artes decorativas, pintou imensas telas e fez exposições em Oliveira do Hospital, Lagares da Beira e Tábua. Em 2013, Lucinda Maria Cardoso de Brito publicou o seu primeiro livro de poesia «Palavras Sentidas», numa edição do Município de Oliveira do Hospital.

Os mestres alfaiates Octávio Abrantes Maceirinha e Joaquim Mendes são os representantes da homenagem aos Mestres Alfaiates. A autarquia explica que “à semelhança do que tem vindo a suceder com outras profissões – como as costureiras ou os pastores e as queijeiras, por exemplo – o município de Oliveira do Hospital resolveu prestar homenagem à nobre arte da alfaiataria, uma actividade profissional propulsora da indústria de confecções, que tanto peso económico continua a deter no concelho de Oliveira do Hospital”. “Apesar de a alfaiataria ser uma profissão praticamente em vias de extinção, muito em consequência do aparecimento das novas tecnologias, ainda encontramos na Freguesia de Meruge dois símbolos vivos desta actividade. Octávio Abrantes Maceirinha, nasceu em Meruge em 20 de Junho de 1944 e abraçou a profissão de Alfaiate com 13 anos, na Oficina do Mestre José Antunes. Estabeleceu-se, portanto, por conta própria há mais de 60 anos, estando ainda no activo, aos 80 anos de idade, e contando no seu vasto currículo de criação de alfaiataria, a feitura dos trajes para várias Confrarias, nomeadamente a Confraria do Queijo Serra da Estrela. Joaquim Mendes nasceu em Várzea de Meruge, Concelho de Seia, em 5 de Janeiro de 1932, mas vive em Meruge desde os 9 meses. Iniciou a aprendizagem da arte de alfaiate, aos 12 anos de idade, na oficina do Mestre José Antunes e conta 70 anos de estabelecimento com oficina própria. Aos 92 anos, e ainda no activo, é certamente um dos mestres alfaiates com maior antiguidade de Portugal.

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital (GVC) – Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro) é outra entidade agraciada com a medalha medalhas de Mérito Municipal. Sedeado no edifício da antiga Casa do Povo de Oliveira do Hospital, desde 2003, este grupo de voluntariado tem pautado o seu trabalho pela máxima descrição no apoio ao doente oncológico e suas famílias, realizando actividades, sensibilizando a comunidade para adoçam de estilos de vida saudáveis.

O executivo da CM de Oliveira do Hospital atribuiu ainda as medalha de Valor e Dedicação Municipal aos engenheiros civis Fernando António Prata Durães e Manuel de Melo Cruz. O primeiro foi Técnico Superior do Município desde Setembro de 1992 e Chefe de Divisão dos Serviços Urbanos e de Planeamento e Gestão do Território desde 1 de Setembro de 1999 até à sua aposentação. Manuel de Melo Cruz foi técnico superior do município. Desde Agosto de 1986 exerceu funções de Chefe de Divisão dos Serviços Técnicos, de Director de Departamento de Obras e dos Serviços Técnicos e de Técnico Superior nas áreas da Contratação Pública e Urbanismo, até à sua aposentação.

LEIA TAMBÉM

Aqua Village Resort lança campanha para atrair turistas à zona Centro de Portugal

O Aqua Village Health Resort & Spa, localizado em Oliveira do Hospital, lançou uma nova …

Centro histórico da Lajeosa vai receber investimento de 110 mil euros

O centro histórico da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai receber um investimento …