A remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde da cidade de Oliveira do Hospital “vai avançar”, representando um investimento que se aproxima dos 2,5 milhões de euros (2,5 ME), anunciou hoje a Câmara Municipal que voltou a não avançar qualquer data, isto numa altura em que algumas obras promovidas pela autarquia estão com anos de atraso. Em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, a autarquia do distrito de Coimbra repetiu que está a ser preparada a abertura de concurso público para a empreitada, que prevê “a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos”.
O projecto, “financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] a 100 por cento”, pretende criar novas condições de conforto e segurança para os utentes e profissionais de saúde”. Visa ainda “o aumento da eficiência energética do edifício e a melhoria dos aspectos relacionados com a acessibilidade”.
De acordo com a autarquia de Oliveira do Hospital, com as obras de remodelação e ampliação, o Centro de Saúde “cumprirá com as normas de dimensionamento e organização definidos pelo Ministério da Saúde”. “A unidade será divida em dois corpos. No corpo principal, ficarão os gabinetes médicos, gabinetes de enfermagem e salas de tratamento”, descreve.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, congratulou-se com o desfecho das negociações com o Ministério da Saúde, que inicialmente previa um financiamento de sensivelmente 1,2 milhões de euros e que foi aumentado em mais de um milhão de euros.
“Com este financiamento, vamos fazer um investimento estratégico na área da saúde, que dará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, destacou.
Segundo José Francisco Rolo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está “a envidar todos os esforços para encontrar soluções que dêem resposta ao nível da prestação de cuidados de saúde para toda a população”. “Essa é uma grande prioridade”, referiu.
O autarca deu ainda nota de que, no âmbito do processo de transferência de competência na área da saúde para os municípios, está também sinalizada, no PRR, uma verba de 900 mil euros para obras de melhorias em extensões de saúde do concelho, “estando já a ser elaborados os respectivos projectos”.