O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atribuiu o nome “Martinho” a uma depressão que afectará Portugal continental entre os dias 19 e 21 de Março. Prevê-se precipitação persistente e, por vezes, forte, inicialmente no litoral e estendendo-se gradualmente para o interior. O acumulado total de precipitação deverá situar-se entre 50 e 100 mm nas regiões Centro e Sul e no litoral Norte, podendo ser superior no litoral Centro.
A cota de neve poderá descer para os 1500 metros no dia 21, afectando os pontos mais altos da Serra da Estrela. O vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sueste com rajadas que poderão atingir 80 a 90 km/h, especialmente no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas. A agitação marítima também se intensificará, com ondas de sudoeste de 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e de 3 a 4 metros a Norte.
Devido a esta situação, foram emitidos avisos laranja para vento e precipitação em vários distritos, incluindo Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja, entre as 21h00 de quarta-feira e as 06h00 de quinta-feira. O IPMA recomenda o acompanhamento das actualizações das previsões e dos avisos meteorológicos.