A ex-ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, será a candidata do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Sintra, sucedendo a Basílio Horta. Actualmente deputada eleita pelo círculo da Guarda, onde foi cabeça de lista nas últimas legislativas, a socialista abraça agora o desafio de disputar a presidência de um dos maiores municípios do país.
A confirmação foi dada pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, durante uma visita a Aveiro, ao final da manhã de hoje. O líder socialista destacou as qualidades da candidata, sublinhando a sua “grande experiência política em pastas muito importantes, como o Turismo e o Trabalho e Segurança Social”. Pedro Nuno Santos descreveu Ana Mendes Godinho como “uma mulher dinâmica, com mundo, com uma visão moderna das cidades e do país”, manifestando confiança na sua capacidade de liderar Sintra.
Ana Mendes Godinho fez parte dos três governos liderados por António Costa, começando como secretária de Estado do Turismo no primeiro Executivo e assumindo posteriormente o cargo de ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social nos dois governos seguintes.
Apesar de ter sido apontada como possível candidata à Câmara Municipal da Guarda, círculo que representa na Assembleia da República, a socialista foi escolhida para disputar a sucessão de Basílio Horta em Sintra, um município considerado estratégico pelo PS, tanto pelo seu peso populacional como pela importância económica e social na Área Metropolitana de Lisboa.
Pedro Nuno Santos reforçou a confiança na candidatura, afirmando que Ana Mendes Godinho “será não só uma grande candidata, como, ganhando, uma grande presidente da Câmara de Sintra”.
A candidatura coloca agora Ana Mendes Godinho no centro de uma corrida eleitoral que promete ser disputada, dado o perfil político e estratégico de Sintra.