Home - Opinião - Educação: a alavanca do futuro de Arganil. Autor: José Miguel Marques

Educação: a alavanca do futuro de Arganil. Autor: José Miguel Marques

Foram recentemente divulgados os rankings escolares referentes aos resultados dos alunos nos exames nacionais do ano 2024. Independentemente da discussão que estes rankings sempre suscitam, reconhece-se que muitos e diferenciados são os fatores que concorrem para o sucesso escolar, sendo até difícil de distinguir o que é causa e o que é consequência.

Pergunto-me, pois: o sucesso escolar conduz ao desenvolvimento ou é o desenvolvimento que conduz ao sucesso escolar?

Sem dúvida que ambas as realidades se cruzam, pelo que sobressai a necessidade de sermos capazes de proporcionar boas condições aos nossos alunos e agentes educativos para terem todas as condições para desenvolverem aprendizagens de qualidade.

Estou em crer que todos admitimos que é necessário dotar as escolas de instalações e equipamentos de qualidade. Enalteça-se por isso a relevância da (urgente) requalificação da Escola Secundária de Arganil cujo edifício construído na década de 80 denotava não só várias fragilidades ao nível da sua estrutura, mas se encontrava também já pouco funcional face às necessidades e especificidades atuais, e, mais ainda, desadequado para o ensino do futuro. Esta obra, que se iniciou em novembro do ano passado e representa um investimento que ascende a 5M€ é um projeto muito esperado e necessário, pelo qual se lutou ao longo de vários anos. Mas o nosso concelho irá beneficiar também da requalificação da Escola 2,3 Professor Mendes Ferrão, em Côja, num investimento estimado em mais de 2,7M€, que resultará em diversas melhorias estruturais e ao nível da eficiência energética, das quais se pode destacar a construção de um pavilhão para a prática desportiva.

Todas estas intervenções ao nível do nosso parque escolar, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, são cruciais para alavancar e elevar o futuro da educação do nosso concelho, e resultam de processos conduzidos com muita eficiência pelo município de Arganil, o único a garantir a requalificação de dois espaços escolares em toda a região Centro.

Ambas as intervenções refletem o compromisso da autarquia em investir no futuro da educação no concelho, assegurando a modernização das infraestruturas escolares, promovendo um ambiente de ensino mais acessível, sustentável e alinhado com as necessidades das atuais e futuras gerações de alunos.

Caros leitores: ao longo das últimas décadas, a imagem da Educação como alavanca e elevador social dos indivíduos e das comunidades tem sido ampla e repetidamente empregada no espaço mediático. Metáforas que nos recordam o óbvio: o aumento das qualificações das pessoas constitui porventura o único meio confiável capaz de reverter ciclos geracionais de empobrecimento.

Os investimentos descritos que acontecem atualmente em Arganil traduzem em grande medida a aposta e a estratégia do executivo municipal liderado pelo Dr. Luís Paulo Costa em retirar o melhor aproveitamento possível dos fundos europeus e por conseguinte das oportunidades de realização de investimentos que daí decorrem em prol dos arganilenses e do seu futuro.

Não obstante os desafios colocados pelas mudanças demográficas, deseja-se que a população do nosso concelho possa continuar a elevar as suas qualificações, impulsionada e impulsionando um ciclo de desenvolvimento e prosperidade que, animado pelo crescimento da atividade económica, seja realmente capaz de, não só, empregar a geração mais qualificada de sempre, mas também “contaminar” o restante da nossa população a esse nível de cultura, competências e conhecimentos.

Assim, Arganil terá, certamente, ainda mais futuro!

 

Autor: José Miguel Marques

Deputado na Assembleia Municipal de Arganil

LEIA TAMBÉM

Inclusão e Educação Especial, que caminhos para o futuro? Autor: Renato Nunes

Chegou o momento de avaliar os resultados do actual paradigma da Educação Inclusiva (decreto-lei 54/2018 …

Oliveira do Hospital empata, Nogueirense perde em vésperas de derby oliveirense

Esta bola está louca! Autor: João Dinis

De tanto ser (mal) chutada, esta bola enlouqueceu! Cá entre nós, arrasta-se na tontaria dos …