Home - Região - Oliveira do Hospital - Em Vila Franca da Beira, PS e seus principais candidatos somam e seguem nas suas manobras eleitoralistas e antidemocráticas. Autor João Dinis, Jano

Em Vila Franca da Beira, PS e seus principais candidatos somam e seguem nas suas manobras eleitoralistas e antidemocráticas. Autor João Dinis, Jano

Assim voltou a acontecer desta vez – no Domingo 3 de Setembro – a pretexto da “inauguração” do espaço ajardinado onde agora está colocado o Brasão (em pedra) da Freguesia de Vila Franca da Beira, ali, junto ao principal cruzamento com a Estrada Nova (a EN 231 – 2) dentro da Povoação.

Para que conste e para todos os efeitos, acontece que o Brasão em causa foi mandado fazer em 2013 pela então Junta de Freguesia (autónoma) de Vila Franca da Beira, portanto antes da fusão forçada da freguesia de Vila Franca da Beira com a freguesia de Ervedal da Beira que veio a dar a actual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira.

A essa data de 2013, a Junta da então freguesia (autónoma) de Vila Franca da Beira, era constituída por três eleitos pela CDU que também era maioritária na Assembleia de Freguesia.

A ideia de se construir um Brasão em pedra, em relevo, ganhara forma desde o momento em que se adensava – por parte do então governo do PSD e do CDS/PP  — a ameaça da extinção da freguesia autónoma e de início fora dito que era para ser colocado na rotunda situada no limite da Freguesia de Vila Franca da Beira onde mais tarde veio a ser colocado o arranjo arquitectónico em homenagem  à “Queijeira”.

No entretanto, o Brasão ficou colocado provisoriamente (desde Setembro de 2013) no Largo da Capela, dentro de Vila Franca da Beira.

Só quatro anos depois  é que a actual Junta de Freguesia da União de Freguesias e a Câmara Municipal concretizaram a colocação do Brasão em local definitivo – graciosamente cedido por uma Vilafranquense –  e também só o fizeram depois de muita insistência dos Vilafranquenses para que fosse colocado onde está agora que, como é sabido, a actual Junta de Freguesia, em outras duas opções anteriores, não se inclinava para o lá pôr.

Sim, repete-se, a Junta (PS) e Câmara (PS) andaram quatro anos a “empatar” o assunto do Brasão até chegarem a menos de um mês das próximas Eleições Autárquicas ! Que “coincidência” não é ?!…

“Inauguração” do espaço onde agora está o Brasão é pretexto para desfile de candidatos  PS  e para a discriminação antidemocrática de outros autarcas que não são da mesma “côr”  partidária.

Acto assim cometido chega a ser uma afronta a Vila Franca da Beira e aos Vilafranquenses !

Pois no passado Domingo, 3 de Setembro, a menos de um mês das próximas Eleições Autárquicas, a Junta (PS) e a Câmara (PS) montaram uma festarola a pretexto da inauguração em causa.

Puseram uma aparelhagem sonora para os discursos da praxe.  E, em clima “de festa”, lá desfilaram e falaram apenas e só actuais Autarcas (PS) da actual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira para além do actual Presidente (PS) da Câmara Municipal e de uma Vereadora. Naturalmente que, certamente “por acaso”, todos eles são actuais candidatos do PS…

Ah! E até lá colocaram em “exposição” junto a eles, tipo “jarrão”, a candidata PS à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, por sinal uma senhora que foi ministra de um tal Sócrates primeiro-ministro do pior (des)governo desde o 25 de Abril, aquele (des)governo PS que – aliás de acordo com PSD e CDS/PP – afundou o nosso País e depois chamou as tróikas para nos darem cabo da vida…

E nessa cegueira  partidária, nessa deriva eleitoralista e antidemocrática, estes “senhores” do PS “esqueceram” que aquele Brasão que ali está é o Brasão da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira que foi mandado fazer pela então Junta de Freguesia (CDU) de Vila  Franca da Beira.

E “esqueceram” que estavam lá, a  assistir, e de entre outros Autarcas Vilafranquenses de antes de 2014, o Presidente da Junta de Freguesia e a Presidente da Assembleia de Freguesia da então freguesia autónoma de Vila Franca da Beira. Afinal “esqueceram-se” daqueles que mais tinham tido a iniciativa de mandar fazer aquele Brasão que, para todos os efeitos, é o Brasão da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira.

E nos seus discursos lá engrolaram eles a conversa “da treta” em que são especialistas e em que enalteceram (até ao ridículo…) os seus candidatos actuais a pretexto de eles serem Autarcas.

O próprio Presidente da Câmara – que quando lhe convém diz que é supra-partidário – participou activamente na manobra eleitoralista do PS a fazer-se de “ingénuo” e a pensar que nos “come por parvos”, ele que, para todos os efeitos, é o cabeça-de-lista do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital… E tão fanaticamente  “PS” anda ele (sem necessidade objectiva)  que, enquanto “se esqueceu” dos Vilafranquenses que eram os principais Autarcas da Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira, não se “esqueceu”, durante o seu discurso, de mencionar o nome de uma autarca actual (PS) que não é de Vila Franca da Beira e que para ali não era chamada também porque para ali não foram chamados outros Autarcas actuais na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias, nomeadamente os eleitos pela CDU que até são de Vila Franca da Beira.

Ou seja, devido à cegueira eleitoralista e antidemocrática do PS, foram de propósito discriminados os Autarcas Vilafranquenses que foram os maiores responsáveis pela feitura daquele Brasão.  E, assim, também foram marginalizados, naquela “cerimónia” inaugurativa, os representantes mais directos e genuínos da População Vilafranquense.

E para que também conste, registe-se que os “falantes”  PS  – incluindo a actual Tesoureira da Junta da União de Freguesias que é de Vila Franca da Beira –  nunca ali deram a entender que também querem que Vila Franca da Beira volte a ser Freguesia autónoma.  Ou seja, lá no fundo, lá no fundo querem que as “coisas” se mantenham tal como estão com a freguesia de Vila Franca da Beira anexada à freguesia de Ervedal da Beira… Lá no fundo, lá no fundo, e para além de muita conversa “da treta”, nesta matéria são como os candidatos pelo PSD e pelo CDS/PP…

Vamos pois dizer-lhes com toda a frontalidade…Não, “senhores” do PS…. Em Vila Franca da Beira Nós não precisamos nem de tutores nem de “amigos de Peniche”…e vistam lá eles as cores partidárias que vistam…e venham lá eles com conversa “da treta” ou não…

Portanto, aquela iniciativa da inauguração manipulada pelo PS de forma eleitoralista e sectária, também demonstra que muita falta nos faz a freguesia autónoma de Vila Franca da Beira !

Mas… A luta continua !

Em defesa da Democracia e dos nossos Direitos !

Viva a Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira !

João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Não há bela… Autor: Fernando Roldão

Não há bela sem senão, diz o povo na sua empírica sabedoria, adquirida ao longo …

Vacinação sazonal: a sua melhor proteção. Autora: Jéssica Silva

A Campanha de Vacinação Sazonal de 2024-2025 arrancou no dia 20 de setembro. É a …