Home - Últimas - ENATUR já tem projecto para transformar Hotel Turismo da Guarda numa pousada

ENATUR já tem projecto para transformar Hotel Turismo da Guarda numa pousada

Empresa Nacional de Turismo, SA. (ENATUR) já tem projecto de requalificação do Hotel Turismo da Guarda, para integrar na rede de Pousadas de Portugal a unidade que será de 4 estrelas com 77 quartos. Fonte da ENATUR confirmou à agência Lusa que a memória descritiva a especificar o que se pretende fazer no contexto da requalificação do antigo Hotel Turismo da Guarda foi entregue na autarquia na semana passada.

Em Janeiro de 2023, foi assinado um memorando entre aquela empresa e o Turismo de Portugal para reabilitação do Hotel Turismo e integração na rede de Pousadas de Portugal.

De acordo com a memória descritiva e justificativa do projecto, a que a Lusa teve acesso, a intervenção pretende transformar a unidade hoteleira numa pousada de 4 estrelas, com 77 quartos, e “a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, cumprindo um padrão de elevada qualidade e de excelência”.

“A intervenção pretende a requalificação e modernização do edifício à imagem das unidades hoteleiras actuais e respectiva concorrência”.

A ENATUR quer fazer o levantamento dos elementos pré-existentes, como mobiliário, portas, cantarias, elementos arquitectónicos ou outros, que “possam ser restaurados e integrados no novo projecto, de forma a manter a imagem histórica do edifício”.

No documento, precisa-se que a imagem e definição do edifício, no que diz respeito à altimetria, volumetria, alçados, acabamentos das coberturas e métrica de caixilhos “serão totalmente mantidos, e respeitada a traça arquitectónica do edifício”.

Está prevista a requalificação do exterior, incluindo a piscina, um espaço considerado “como uma mais-valia e factor de diferenciação”.

“É garantida a perfeita harmonia de circulação e ligação entre o interior e o exterior do edifício”.

A ENATUR explica que em relação às especialidades, todas as redes serão feitas de novo, mantendo e garantindo a utilização de todas as zonas técnicas, percursos técnicos “de forma que a intervenção em nada impacte, altere ou fragilize a estrutura do edifício”.

A intervenção será desenvolvida em duas fases, com a primeira a recuperar toda a envolvente exterior, nomeadamente as coberturas, paramentos, caixilharia, serralharias e pinturas a modernização dos quartos dos pisos acima do solo.

O documento faz referência à Sala da Lareira, que “era um ponto de visita deste Hotel na sua exploração anterior”.

“Faz parte da história do edifício, história que será preservada”, assegura a ENATUR.

O Hotel Turismo da Guarda encerrou a sua actividade comercial em Outubro de 2010 e, em Abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.

Em Outubro de 2022, um despacho do Governo determinou a desafectação do imóvel do antigo Hotel de Turismo da Guarda do programa ‘Revive’, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas e porque “urge recorrer a soluções alternativas”.

LEIA TAMBÉM

Nelas promove formação em suporte básico de vida e manuseamento de extintores aos auxiliares das Escolas do Concelho

O Município de Nelas promoveu, no dia 24 de Fevereiro, formação em Suporte Básico de …

Nelas isenta empresas da derrama até 150 mil euros

As empresas e comércio do concelho de Nelas vão ter isenção da derrama até 150 …