O Governo autorizou na sexta-feira o regresso do “ensino da condução” a partir de amanhã “nas modalidades de ensino teórico e de ensino prático da condução, bem como a formação presencial teórica e prática de certificação de profissionais”. Será igualmente permitido a “realização de exames teóricos da condução e os exames teóricos para obtenção de capacidade profissional”.
De acordo com o mesmo comunicado, o Governo “determina ainda que a partir de 25 de Maio de 2020 é possível retomar a realização dos exames práticos da condução e certificação de profissionais”. No caso dos exames práticos, “será obrigatória, entre outras regras, a utilização de máscara por todos os ocupantes do veículo (o candidato a conductor, o examinador e o instrutor na retaguarda) e a higienização do habitáculo e de todos os comandos do veículo antes e após cada sessão ou prova de exame”, indicou a tutela.
Para poderem reabrir, “as escolas de condução e os centros de formação licenciados pelo IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] terão de cumprir as regras sanitárias definidas em articulação com a Direção-Geral da Saúde”, incluindo o uso obrigatório de máscara, as regras de distanciamento e de higienização.