Home - Opinião - Esta bola está louca! Autor: João Dinis
Oliveira do Hospital empata, Nogueirense perde em vésperas de derby oliveirense

Esta bola está louca! Autor: João Dinis

De tanto ser (mal) chutada, esta bola enlouqueceu!

Cá entre nós, arrasta-se na tontaria dos principais “figurões” que se arvoram em dirigentes da bola e do desporto nacionais. Muito recentemente, aconteceu, aliás com projecção perniciosa no futuro, essa vergonha indesculpável do desentendimento público e súbito entre dois altos dirigentes os quais era suposto darem-se bem. E nisso arrastaram na lama os respectivos cargos e instituições e a um ponto tal que um deles que até estava candidato a dirigente europeu da bola não foi eleito. Além de vergonhoso é escandaloso um tamanho desmando!

Pois ao que noticiou a comunicação social, o desentendimento terá sido provocado pelos interesses divergentes que ambos os dirigentes protagonizam face à divisão, entre as respectivas instituições, de receitas relacionadas com o mundo da bola.  Como é sabido, o “grande” dinheiro é que paga, logo é “ele” (ou alguém por “ele”…) que manda…

A tutela governamental tem andado meio cordata e com “falinhas mansas” a tratar deste assunto de forma pouco convencida e convincente.  Ora, um assunto destes, com raízes e repercussões do tipo que ostenta, exigiria uma intervenção governamental “musculada” o suficiente para clarificar o imbróglio e responsabilizar duramente os eventuais prevaricadores, ou seja, os tais dirigentes desavindos.

Acresce que, no momento, Portugal já está envolvido nas candidaturas a alguns eventos muito importantes no mundo da bola internacional e assim ficamos com a nossa posição fragilizada, ou seja, o prestígio internacional do nosso País também está afectado.  Ignomínia!

Enfim, neste âmbito, eu assumo dizer que “há males que vêm por bem” pois se formos afastados da organização interna desses eventos futebolísticos, também ficaremos livres dos enormes gastos financeiros – públicos – que isso acarreta.  E, depois, para ganharmos uma competição do tipo, a Selecção Nacional de Futebol até jogou o “europeu” em França, em 2016…

E sim, o desgraçado exemplo da organização do “Euro 2004” (em selecções de futebol) ficou-nos na memória de tanto nos ter ido ao bolso, nomeadamente com a (re)construção de Estádios faraónicos alguns dos quais agora de pouco servem… Foi um autêntico “é fartar, vilanagem” …

Diferenças entre – Benfica – Sporting – FC Porto –  e o Real Madrid e o Liverpool, por exemplo?

Enfim, uma das principais diferenças é que em dez jogos entre equipas nacionais e equipas inglesas ou espanholas tipo o Liverpool e o Real Madrid, em dez jogos as equipas portuguesas perdem 9 desses jogos e talvez empatem ou ganhem um só.  É a triste realidade e eu não gosto nada dela…

Claro que os respectivos orçamentos das receitas e das despesas espelham essa mesma realidade no plano económico e financeiro.

Entretanto, em Portugal forjam-se grandes jogadores, mesmo alguns dos melhores do Mundo e de sempre!  Salvé, Ronaldo, Figo, Futre, Chalana, Oliveira, João Alves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Ruben Dias, Diogo Costa, Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, (entre alguns outros) que, aliás, brilharam e brilham em campeonatos muito duros. E, por falar nisso de compras e vendas de jogadores, quando é que o Sporting vende o Gyokeres ? Já tarda demasiado. Vá lá ele correr e marcar golos para outro lado…

Por sintomática amostra, neste momento a equipa de futebol em clubes que joga com o maior número de internacionais Portugueses (quatro) ao mesmo tempo em campo, é o PSG, Paris Saint Germain (França) que se mantém na disputa da “Champions” …

Em síntese, o problema de fundo é que as principais equipas Portuguesas formam bons jogadores…para os vender a boas equipas estrangeiras. Depois, disputam uma espécie de “II divisão” da bola europeia…  Assim está a nossa vida futeboleira!

FC Porto está com a pior equipa dos últimos 50 anos!

No contexto, o FC Porto “consegue” ter a sua pior equipa desde que eu me lembro.  Olho para “eles” a jogar jogos a fio, e até fico constrangido.  Claro que com tanta venda de jogadores nos últimos anos, o resultado muito dificilmente poderia ser outro. E, sinceramente, eu próprio lamento e não sou adepto do FC Porto.

Sou Benfiquista desde sempre e sempre conheci a famosa “maldição” atribuída a Bela Guttmann, proferida após o Benfica ter sido campeão europeu pela segunda vez consecutiva (1962) e segundo a qual esse treinador célebre no Benfica terá vaticinado que “sem mim, nem nos próximos 100 anos, o Benfica voltará a ser campeão europeu” o que se tem verificado por várias vezes já, note-se.

Para o FC Porto poderemos inventar uma “maldição” idêntica proferida  pelo seu dirigente histórico Pinto da Costa, ingloriamente derrotado nas últimas eleições para Presidente do FC Porto.  Sem pretender brincar com coisas sérias, sempre diremos que Pinto da Costa “rogou uma praga” ao sentir a proximidade da morte: – “sem mim na sua presidência, o FC Porto não voltará a ser campeão europeu nem nos próximos 100 anos” …  Pois, pelos vistos, esse ingrato caminho está já a ser percorrido e nele vão permanecer por 100 anos…  Enfim, esperamos que não.

 

 

 

Autor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

Educação: a alavanca do futuro de Arganil. Autor: José Miguel Marques

Foram recentemente divulgados os rankings escolares referentes aos resultados dos alunos nos exames nacionais do …

Inclusão e Educação Especial, que caminhos para o futuro? Autor: Renato Nunes

Chegou o momento de avaliar os resultados do actual paradigma da Educação Inclusiva (decreto-lei 54/2018 …