Home - Desporto - Está consumado o desaire no “nosso” Europeu em Futebol ! Autor: João Dinis, Jano

Está consumado o desaire no “nosso” Europeu em Futebol ! Autor: João Dinis, Jano

O (des)treinador nacional “afastou-nos” do caminho da Espanha…

Assumo que estou zangado !  Está consumado o afastamento da Selecção Nacional de Futebol deste Europeu, 2024. Com alguma honra mas sem glória ainda que pálida.

E nem sequer sou dos que acredita naquilo do “de Espanha nem bom vento nem bom casamento” mas que nos mandaram de lá um (des)treinador/seleccionador mais incompetente e mais teimoso que aquele outro que (des)treina o Benfica, lá isso é verdade !…

Nestes quartos de final com a equipa da França, o homem engendrou uma Selecção Nacional que, a bem dizer, jogou os 120 minutos de jogo para tentar chegar ao desempate por grandes penalidades !… Estamos em crer que o (des)treina “encomendou” a equipa outra vez ao “S. Diogo” mas agora não nos foi concedida a graça do desempate com a Eslovénia e “já fomos”…

Não fiz a contabilidade lance a lance mas fiquei com a ideia de que esta Selecção, Nacional neste jogo com a França, fez muitos mais passes para o lado e para trás do que fez para a frente…  Diogo Costa, por exemplo, não pôde tentar um único chuto em profundidade… E apesar de tanta “posse de bola”, tivemos apenas 4 lances perigosos sobre a baliza adversária.  Foi uma treta de táctica.  Um faz que anda mas sem acelerar…e sem assustar o adversário que foi jogando confortável.

A seguir, serviu para desvalorizar alguns dos bons jogadores que temos, precisamente dos mais jovens e já mais do que promissores.  Sim, o (des)treina continuou a manter sentados no banco alguns dos jogadores jovens e “rotativos” enquanto mantinha os “veteranos” a terem de jogar 120 minutos seguidos.  Cristiano Ronaldo, neste Europeu, “foi obrigado” a desprestigiar-se, a não marcar e a não bater pelo menos mais um recorde, ao mandarem-no “emparedar-se” no meio dos centrais adversários com Gonçalo Ramos e João Félix no banco a roerem-se todos…  Enfim, cá atrás, Pepe, esse, aguentou-se bastante bem.

Vitinha continuou sendo o mais “rotativo” e Nuno Mendes o mais forte durante todo o jogo. Foi pena não ter metido golo naquele pontapé frontal perto do final dos 120 minutos.  Seria hoje um “herói nacional” !

E assim se passou ao lado de um Europeu mais conseguido.  Acho que esta Selecção Francesa, ainda por cima com o Mbappé meio lesionado, não vai ultrapassar a Espanha na meia final e a Espanha será campeã.  E o (des) treina da Selecção Portuguesa vai festejar e legitimamente que até é Espanhol.   Um (des)treina que já “sacrificou” no insucesso  uma excelente Selecção Belga em jogadores de futebol.  E que acaba de “sacrificar” uma outra.  Sim, estou particularmente zangado que desta vez a “vítima” foi a Selecção Nacional !

Entretanto, afinal que critérios conduziram a que a Federação Portuguesa de Futebol tivesse contratado este seleccionador/(des)treinador ??  Bolas e rebolas que esses “artistas” é que são os principais culpados de mais este desaire futebolístico!

Enfim, desejo que, apesar de tudo, a Selecção Francesa possa vir a ser a campeã para, também dessa forma, poder contrariar as teses racistas e xenófobas de uma certa “senhora” que, lá em França, dá pelo nome de Marine le Pen ao serviço de uma certa “extrema direita” política.  Deram conta que a França acabou a jogar contra nós com 10 jogadores descendentes de africanos ?!…

5 de Julho de 2024

Autor: João Dinis, Jano

(treinador de sofá)

 

 

Foto: FPF

LEIA TAMBÉM

Ultramaratona desafia atletas a atravessar a Beira Baixa em menos de 66 horas

A ultramaratona PT281 vai ligar Belmonte a Proença-a-Nova, entre 18 a 21 Julho, numa distância …

“Vive la France !” (Viva a França !)   –  e que eu não me canse… Autor: João Dinis

Surfemos na espuma das horas e dos dias a perscrutar a percepção  mais imediata das …