Evento de Oliveira do Hospital pagou mais de 27 mil euros que o máximo que os três cabeças de cartaz cobraram noutras actuações*
O município de Oliveira do Hospital pagou, por ajuste directo, pelos três principais artistas que marcaram presença na EXPOH, que decorreu no Parque do Mandanelho, entre os dias 26 e 30 de Julho, 78.635 euros, mais IVA, à empresa Domingo no Mundo, Lda, liderada por André Sardet Pires. Foi o preço pelas actuações de Julinho KSD, João Pedro Pais e Carolina Deslandes. Ou seja, mais de 27 mil euros que o máximo que os mesmo artistas, segundo os contractos publicados na plataforma Portal Base, cobraram noutras actuações.
Analisando os preços na plataforma que centraliza a informação sobre os contratos públicos celebrados em Portugal continental e regiões autónomas verifica-se que Julinho KSD foi contratado em Mértola por 15 mil euros, o seu valor mais alto, e por 7500 euros em Avis, o valor mais baixo. Estes preços são os que se encontram disponíveis no portal Base e não incluem outro tipo de agrupamento ou serviço a não ser o do espectáculo, tal como o que foi contratado para a EXPOH. Já em relação ao João Pedro Pais o valor mais elevado foi de 13400 euros no Peso da Régua e o mais barato de 5500 euros em Mirando do Corvo. No que diz respeito à artista Carolina Deslandes, os valores são mais dispares. A artista, que referiu em Oliveira do Hospital que se deve apoiar a cultura, teve como valor mais elevado por uma actuação 22.500 euros em Gouveia, curiosamente também por ajuste directo, e o mais barato é de 8 mil euros na Moita.
Por consulta pública só encontrámos um contrato em Sernancelhe, no valor de 27800 euros para três artistas (António Zambujo, Matias Damásio e Carolina Deslandes).
Embora depois existam muitas combinações e configurações das adjudicações, fomos ao puro das contratações para perceber o valor real. Colocámos o valor máximo dos três artistas em conjunto e o mínimo. Os resultados são os seguintes: (máximo) Julinho KSD – 15000 euros + João Pedro Pais – 13400 euros + Carolina Deslandes – 22500 euros = 50900 euros; (máximo): Julinho KSD – 7500 euros + João Pedro Pais – 5500€ euros + Carolina Deslandes – 8000 euros = 21 mil euros.
Ou seja, quando juntamos o valo máximo obtemos 50900 euros pelos três artistas e o valor mínimo temos 21000 euros. Em média, estaríamos a falar de valores a rondar os 35000 euros, menos de metade dos 78635 euros, mais iva, adjudicados pelo Município de Oliveira do Hospital à empresa Domingo no Mundo, Lda, cujo proprietário é o famoso artista André Sardet Pires, detentor em 98 por cento da empresa Domingo no Mundo, lda, e queTodos os artigos esteve presente no último dia do evento, conforme fez questão de salientar nas redes sociais o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que se fez fotografar juntamente com o presidente da Câmara Municipal oliveirense, José Francisco Rolo, e André Sardet. O também deputado eleito pelo PS aproveitou ainda para dar os parabéns ao executivo autárquico pelo sucesso do certame. Refira-se ainda que André Sardet trabalha muitas vezes nas campanhas, locais ou nacionais, do Partido Socialista.
*pode ver mais pormenores na edição impressa
Nuno Pereira