A Festa das Colheitas regressa, nos próximos dias 13,14,15 e 22 de Setembro, à localidade de Oliveira do Conde, no concelho do Carregal do Sal. Este evento, que vai na terceira edição, é, segundo o Presidente da Junta e mentor do projecto, Carlos Bastos, uma forma “de celebrar as colheitas agrícolas, mas também as colheitas de cultura”. “As tradições, os usos e costumes, as vivências e recordações, o fazer e o ensinar a fazer. Celebra a aldeia e todas as suas Gentes, porque… Casas não fazem aldeias. As suas gentes, todas, sim!”, explica o autarca.
Carlos Bastos descreve o evento com um acontecimento simples “mas com elegância, onde a rusticidade do mundo rural se conjuga com a sobriedade do edificado, e onde a promoção do património, da cultura, dos produtos, bem como a participação e o envolvimento comunitário estão bem patentes, cumprindo assim os pressupostos da carta de compromisso da rede Aldeias de Portugal a que Oliveira do Conde pertence”.
A aposta, sublinha, passa por um programa diversificado, dedicado a toda a família, onde a tradicionalidade se cruza e se molda com a modernidade. Há um mercadinho de artesanato, gastronomia, instalações artísticas, enumeras oficinas para miúdos e graúdos, apresentação de um livro, vindima infantil e uma original sessão de yoga na vinha. “São algumas das experiências que fazem parte do programa, onde o vinho e todo o cenário vitivinícola estará bem patente, com a presença de alguns dos maiores produtores nacionais”.
Na parte cultural, elemento essencial para a organização e com grande destaque nesta edição, não faltam propostas e momentos de fruição. “Iniciamos com a estreia da peça de teatro ‘A Matança do Porco do Pai’, da Ritual de Domingo, com texto original e encenação de Sónia Barbosa. “Uma peça intensa e metafórica, com estreia nacional na sexta-feira 13 e ante-estreia a 12”.
Dj Sets com os locais Luis Miguel e Pascal, e, com a lisboeta MdM (Maria do Mar), farão a animação nocturna enquanto durante o dia não faltará a animação mais tradicional com a participação de bombos, grupos folclóricos e demais grupos locais. No Domingo subirá a palco a Orquestra Tipic(ó)moderna do projecto O Cancioneiro constituída pelas gentes do concelho de Carregal do Sal e que visitará musicalmente os lugares, pessoas, histórias e estórias do concelho.
O momento alto será no sábado dia 14, onde, “num cenário ímpar e depois de ter actuado nos maiores festivais nacionais e internacionais, sobe a palco num formato “one woman show” a artista revelação Ana Lua Caiano. No dia 22, o evento desloca-se para o Centro Cultural de Carregal do Sal para assim assistir ao tradicional espectáculo de teatro Serração da Velha do grupo NACO.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Oliveira do Conde em conjunto com o grupo informal “Ó da Terra!” e com a participação da comunidade local, além do apoio da Camara Municipal de Carregal do Sal, da – Associação de Desenvolvimento Local (ADICES), da ATA – Aldeias de Portugal e da CVRDão – Comissão Vitivinícola Regional do Dão.