Home - Últimas - Festa do Porco atrai centenas de pessoas a Nespereira

Festa do Porco atrai centenas de pessoas a Nespereira

A localidade de Nespereira, concelho de, Gouveia acolheu ontem na terceira edição da Festa do Porco, um evento que a organização considerou “um sucesso” pelas muitas pessoas que visitaram a localidade.  “Foi uma vez mais um sucesso! Um sucesso graças a todos os que nos visitaram, que foram muitos e a quem agradecemos a presença”, refere a organização a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira, em colaboração com a Junta de Freguesia local, na sua página do Facebook.

“Mas foi um sucesso também graças aos nossos elementos que são incansáveis e nunca desistem de pôr mãos ao trabalho. Um agradecimento especial também à Junta de Freguesia por mais uma excelente parceria. Não podemos deixar de agradecer à Escola de Música de Nespereira pela maravilhosa actuação”, sublinham sobre um evento que procura fazer reviver tradições das aldeias da região. Algo que agrada à população e visitantes. Não foi por acaso que as inscrições para o Almoço Serrano esgotaram cedo. E quem se deslocou àquela localidade teve oportunidade de contar com as farinheiras e morcelas caseiras, folares, pão e muitas outras iguarias regionais, nem a desmancha do Porco e a confecção, ao vivo, de morcelas e outros produtos.

Mas o dia começou com a tradicional corrida de 15 km, e uma caminhada de oito quilómetros, permitindo uma viagem pelas ruas de Nespereira e zonas envolventes. Pelas 12h30, os visitantes começaram a aconchegar o estômago. Depois, puderam assistir à desmancha do Porco, numa prática em que foram recriadas as práticas de outros tempos. A Escola de Música de Nespereira teve a seu cargo a animação da festa.

Fotos: Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira/ duas fotos da edição de 2023

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra organiza 30.ª edição do curso sobre Segurança em Incêndios Florestais

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica …

Município de Mangualde homenageia Jorge Coelho (a título póstumo) no dia 25 de Abril

O município de Mangualde vai homenagear, no próximo dia 25 de Abril, quatro personalidades do …