Home - Outros Destaques - Festa do Queijo de Oliveira do Hospital agendada para 23 e 24 de Março

Festa do Queijo de Oliveira do Hospital agendada para 23 e 24 de Março

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital regressa em 2024, entre os dias 23 e 24 de Março, ao centro daquela cidade. O evento, que, segundo a autarquia, pretende afirmar-se “como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e contará com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia”.

Uma nota da autarquia explica que no fim-de-semana que antecede a Páscoa serão  várias as iniciativas que os visitantes irão encontrar pelo recinto da festa, no Largo Ribeiro do Amaral (centro da cidade), e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, explica que a festa do queijo chegou a estar agendada para os dias 9 e 10 de Março, mas em consequência da recente marcação das próximas eleições legislativas para a mesma data, a organização viu-se obrigada a reagendar o evento. “Vamos empenhar-nos para que a próxima edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital seja uma grande montra que mostre ao país a nossa vitalidade e o que de melhor se faz nesta região de Portugal”, sublinha o autarca.

Frisando que este evento se realiza praticamente na véspera da Páscoa – época em que o queijo Serra da Estrela é um produto “altamente cobiçado” –, o autarca observa que estarão reunidas todas as condições para que este evento atraia muitos milhares de visitantes a Oliveira do Hospital, dando centralidade a Oliveira do Hospital mas também ao Queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos locais de qualidade.

O autarca frisa ainda que a Festa do Queijo Serra da Estrela gera boas condições de negócio e riqueza para os seus produtores e tem a particularidade de “ser uma grande alavanca da economia local, dando como exemplo as elevadas taxas de ocupação que normalmente se registam nos sectores da restauração e da hotelaria de toda a região”.

LEIA TAMBÉM

Paulo Figueira defende fusão entre clubes para colocar a cidade de Oliveira no futebol profissional

Oliveira do Hospital avança com investimento de um milhão de euros nos balneários do Estádio Municipal

Principal clube da cidade continuará a jogar em Tábua porque espaço continuará com relvado sintético …

CM de Oliveira Hospital volta a anunciar ampliação e remodelação do Centro de Saúde, mas não avança datas

A remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde da cidade de Oliveira do …