Correio da Beira Serra

Festa do Queijo é destino turístico de 40 freguesias de todo o país

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital volta a ser o destino turístico preferido de quatro dezenas de Juntas de Freguesia de todo o país, que elegeram o certame para a realização dos seus habituais passeios anuais.

Uma preferência que resulta do repto lançado pela Câmara Municipal às juntas de freguesia de todo o país e que vai resultar na presença de 2500 visitantes provenientes dos concelhos de Coimbra, da Área Metropolitana de Lisboa (Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Montijo, Seixal, Sesimbra, Sintra, Vila Franca de Xira) e do Grande Porto (Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim). Nas imediações do certame são aguardados cerca de meia centena de autocarros.

A motivar a presença das dezenas de grupos organizados, está – como garante a autarquia oliveirense – um programa misto composto pela visita à feira e a passagem por alguns dos principais monumentos concelhios, como a Capela dos Ferreiros de Oliveira do Hospital, o Fórum Romano da Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa, monumentos nacionais, ou outros espaços como a Anta da Arcainha e as Palheiras de Fiais da Beira.

A cada grupo será disponibilizado um guia, proveniente dos cursos profissionais de Técnico de Turismo da EPTOLIVA. A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital não se esgota na venda de produtos endógenos de qualidade e do artesanato.

Paralelamente, na tenda de eventos serão dinamizadas várias iniciativas em torno do Queijo Serra da Estrela. Está confirmada a presença da Chef Cristina Manso Preto, que na manhã de sábado fará um show-cooking com receitas de base Serra da Estrela e que repetirá a presença na manhã de domingo, no workshop “Cozinha para Crianças”. Os mais novos são ainda o público-alvo da já conhecida Escolinha do Queijo, onde são promovidas diversas atividades ao longo do horário de funcionamento da feira. No sábado, decorrerá também o concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” e será promovida uma apresentação ao vivo de Cães da Serra da Estrela, com a presença garantida da Confraria do Cão da Serra da Estrela e da LICRASE. No domingo, a Tenda de Eventos acolhe, ao início da tarde, a comunicação “Queijo Rabaçal – uma fatia do Sicó” e a sessão de apresentação e degustação deste queijo convidado da Feira. Seguir-se-á uma sessão de cozinha de receitas de base Serra da Estrela pelos alunos do curso de Restauração da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

Exit mobile version