Home - Desporto - FPF volta a certificar FC Oliveira do Hospital como Entidade Formadora de 3 estrelas
FC Oliveira do Hospital relança formação em clima de festa

FPF volta a certificar FC Oliveira do Hospital como Entidade Formadora de 3 estrelas

O FC Oliveira do Hospital anunciou hoje que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a certificar o clube como Entidade Formadora de 3 estrelas. Este certificado, recorde-se, foi criado em 2015 e tem por objectivo criar uma estrutura de formação de maior qualidade. A FPF criou mesmo o Manual de Certificação de Entidades Formadoras, como forma de avaliar o futebol formação dos emblemas do futebol português. “A época 2022/2023 foi mais uma época de conquistas, com a manutenção da equipa sénior do Futebol Clube de Oliveira do Hospital na Liga 3, no entanto, o trabalho diário deste clube é continuo e hoje alcançamos mais um feito notável. O Futebol Clube de Oliveira do Hospital é, novamente, uma Entidade Formadora Certificada de 3 Estrelas”, explica uma nota do emblema oliveirense.

Mas como se atinge este objectivo? Eis a explicação de todo o Processo de Certificação que envolve nove critérios com diferentes pontuações:

-Planeamento e Orçamento (10 pontos): Ter uma missão definida por escrito, ter equipa B/Satélite, ter um director de formação presente no processo estratégico, no mínimo 8 por cento do orçamento total do clube dedicado à formação, ter fontes de receita e despesas apresentadas por percentagem no orçamento.

-Estrutura Organizacional (10 pontos): O futebol de formação estar presente na estrutura do clube, reportar directamente à direcção, ter normas de conduta e de acompanhamento dos jogadores, articulação com o futebol sénior vincada.

-Recrutamento (10 pontos): Ter uma estrutura de recursos humanos para o recrutamento, ter definida a política de recrutamento, evidenciar a quantidade de jogadores que residem a mais de uma hora das instalações, assegurar estadia, acompanhamento e legalidade na chegada de jogadores estrangeiros, ter solução de residência para jogadores deslocados da casa das famílias, evidenciar o número de equipas e jogadores por escalão.

-Formação Desportiva (15 pontos): Plano de formação desportiva completo com modelos de jogo, modelos de jogador, características principais dos aspectos técnico-táctico, físicos e psicológicos etc. Ter um dossier de treino fichas de jogo, convocatórias, dados estatísticos, etc. Ter 10 equipas/grupos de petizes, traquinas e benjamins, 4 equipas de infantis e iniciados, 2 de juvenis e uma de juniores no mínimo.

-Acompanhamento médico-desportivo (10 pontos): Ter uma estrutura médica integrada no clube dedicada ao futebol de formação, ter um médico com pós-graduação em medicina, colaboração de um ortopedista, um clínico geral e de serviço de fisioterapia e enfermagem, ter relatórios médicos detalhados sobre cada jogador, ter um plano de alimentação para os jogadores, ter um elemento com formação em suporte básico de vida presente na altura do treino, ter salas de observação, tratamento, recuperação, material de primeiros socorros e um desfibrilhador.

-Formação Pessoal e Social (10 pontos): Ter todos os jogadores inscritos numa escola, acordo com escolas para compatibilização da actividade escolar com a desportiva, promoção do sucesso escolar, ter um gabinete que acompanhe a vida escolar dos atletas e salas de estudo para os residentes, acompanhamento dos jogadores residentes, fazer uma acção de formação sobre as leis do jogo e ética desportiva, ter a colaboração de um psicólogo.

-Recursos Humanos (15 pontos): Ter um director de formação com curso UEFA A e seis anos de experiência como treinador, ter um preparador físico, ter um técnico de análise do desempenho, ter um psicólogo, um responsável pelo acompanhamento escolar, etc.

-Instalações (10 pontos): Ter campos suficientes para metade dos treinos das equipas seja em campo inteiro, balneários com capacidade para 20 jogadores, gabinetes equipados para o director da formação e director técnico, salas de reuniões, sala de estudo, ginásio com capacidade para 20 a 30 atletas, ter condições de alojamento com quartos duplos, casas-de-banho, salas de estudo, serviço de lavandaria, etc.

-Produtividade (10 pontos): Mínimo de quatro jogadores integrados na equipa principal nos últimos três anos, ter três jogadores formados com mais de 50% de utilização, usar a equipa B/satélite como transição para a equipa principal, quantificar o retorno económico dos jogadores formados, etc.

A soma dos valores dá a qualidade da formação dos clubes, que tem quatro níveis:

-Entidade Formadora de 4 ou 5 Estrelas: 90 a 100 pontos = 5 estrelas; 70 a 89 pontos = 4 estrelas

-Entidade Formadora de 3 estrelas: mínimo de 50 pontos

-Escola de Futebol de 1 ou 2 estrelas: até 49 pontos

-Centro Básico de Formação de Futebol: sem os requisitos mínimos para se aplicar a entidade formadora

Para chegar ao actual nível de 3 estrelas, o FC Oliveira do Hospital precisou de atingir, então, um mínimo de 50 pontos nos vários critérios que permitem ter uma formação certificada e consolidada, com recursos humanos e instalações suficientes para ter um processo de formação que permita alimentar a equipa principal.

LEIA TAMBÉM

Joaquim Silva conquista Grande Prémio de Mortágua – Pedro Silva

O ciclista Joaquim Silva, da Efapel Cyclin, venceu, hoje, o Grande Prémio de Mortágua, prova …

Insólito: 15 jogadores do Las Palmas perderam o avião antes do jogo com Sevilha para La liga

15 jogadores do Las Palmas perderam o avião antes do jogo com Sevilha. A situação …