A Comissão Política Nacional do PSD confirmou, ontem, a recandidatura de Francisco Rodrigues à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. O nome do candidato integra a lista dos primeiros 57 cabeças de lista homologados pelo partido, que, em comunicado, afirma estar a “privilegiar a escolha dos melhores candidatos e projectos em cada localidade”.
Com esta decisão, o PSD nacional dissipa qualquer incerteza sobre o candidato que apresentará à autarquia oliveirense, liderada pelo Partido Socialista desde 2009. Francisco Rodrigues, que concorreu em 2021 pela coligação PSD/CDS-PP com a candidatura “Construir o Futuro”, não conseguiu vencer, mas acredita que desta vez o contexto é diferente.
“Há condições para dar uma nova esperança às pessoas”, defende Francisco Rodrigues em declarações ao Correio da Beira Serra, referindo-se ao clima de descontentamento que, na sua visão, se instalou no concelho em relação ao actual executivo municipal. “Queremos voltar a colocar Oliveira do Hospital como um referencial de desenvolvimento que já foi há muitos anos e que nos últimos tempos se perdeu”, afirmou.
O candidato social-democrata sublinha que a sua candidatura surge como uma alternativa real para o futuro do concelho. “Queremos dar às pessoas uma solução melhor para o seu futuro, o futuro dos seus filhos, netos e das empresas”, explicou, acrescentando que sente faltar “esperança às pessoas” e “um desígnio ao qual se possam agarrar para pensarem o seu futuro”. “É essa lacuna que esta candidatura vem colmatar”, reforça.
Francisco Rodrigues assegura que está “cada vez mais preparado” para liderar a autarquia. “Apesar de ter a minha vida profissional e pessoal centralizada em Coimbra, a partir do momento em que o partido entendeu que o melhor candidato continuo a ser eu, é claro que me disponibilizo para dar o melhor ao meu concelho”, declarou.
A construção da lista de candidatos ainda está em curso, mas o social-democrata garante que quer reunir “uma equipa competente, empenhada e multidisciplinar” para dar resposta aos desafios do município. “Tem de ser muito bem pensado”, sublinha.
Francisco Rodrigues mostrou-se “feliz” pela confiança demonstrada pelo PSD a nível local, distrital e nacional, e garantiu estar “motivadíssimo para ganhar as eleições e dar uma alternativa boa e de futuro para os oliveirenses”.
O candidato confirmou também que estão a decorrer conversações com o CDS-PP para uma eventual coligação, mas ressalvou que, nesta fase, “ainda não se pode dizer que vai existir ou não”.
Candidaturas do PSD aprovadas:
Distrito de Coimbra
Figueira da Foz: Pedro Santana Lopes
Lousã: Victor Carvalho
Montemor-o-Velho: Maria João Sobreiro
Oliveira do Hospital: Francisco Rodrigues
Distrito da Guarda:
Aguiar da Beira: António José Gomes
Almeida: António José Monteiro Machado
Celorico da Beira: Carlos Manuel da Fonseca Ascensão
Figueira Castelo Rodrigo: Carlos Manuel Martins Condesso
Gouveia: Jorge Abrantes Cardoso Ferreira
Pinhel: Daniela Patrícia Monteiro Capelo
Sabugal: Vítor Manuel Dias Proença
Seia: Paulo Jorge Simões Hortênsio
Trancoso: João Rafael Oliva de Figueiredo
Vila Nova de Foz Côa: Pedro Miguel Carvalho Duarte
Distrito de Viseu
Mortágua: Emília Maria Almeida Santos Neves Matos
Oliveira de Frades: João Carlos Ferreira Valério
Tabuaço: Leandro Filipe Almeida de Carvalho Macedo
Vouzela: Carlos Alberto Santos Oliveira