Vêm às dezenas e são portugueses, mas também de Espanha, França e Chéquia, com idades compreendias entre os 11 e os 60 anos, à procura das novas “caches” que foram instaladas em vários pontos de Penacova, desde a Biblioteca Municipal, ao Mirante Emídio da Silva, passando pelo Posto de Turismo. É o “geocaching”, um jogo semelhante à caça ao tesouro, em que os jogadores procuram “caches” (objectos) escondidos.
Esta actividade lúdica está a ajudar a reforçar o crescente aumento do turismo em Penacova, com benefícios directos para os restaurantes, alojamento e comércio local.
“Excelente trabalho feito pelo Tiago Batista e pela Milene Costa na dinamização do geocaching em Penacova”, salienta o presidente da autarquia Álvaro Coimbra. O “geocaching”, continua, ajuda à promoção e divulgação turística, destacando alguns dos locais mais emblemáticos do território.
O Geocaching é uma actividade ao ar livre que funciona como uma espécie de “caça ao tesouro” no mundo real através de coordenadas GPS. Os praticantes (geocachers) deslocam-se até ao local indicado e procuram uma pequena caixa (geocache ou cache) que se encontra escondida. Por norma, cada cache está colocada num sítio com algum tipo de interesse, seja ele histórico, uma paisagem digna de ser fotografada, um ponto conhecido numa cidade ou uma cascata escondida no meio do nada.
O principal objectivo é dar a conhecer novos locais ou, caso já os conheça, descobrir pequenos tesouros escondidos em objectos do dia-a-dia em que geralmente ninguém repara.
Como surgiu o Geocaching? A 2 de Maio de 2000, o sinal GPS disponível ao público passou a ter a precisão até então reservada apenas aos militares. A fim de testar a precisão do sistema, Dave Ulmer teve a ideia de criar o “Great American GPS Stash Hunt”. Ulmer decidiu esconder, a 3 de Maio, um balde preto num bosque perto de Beavercreek, em Oregon, que tinha no interior um diário de bordo (agora chamado de logbook), um lápis, uma cassete VHS, uma bala, entre outros pequenos itens.
De seguida, partilhou online as coordenadas e explicou que o localizador só poderia utilizar o receptor GPS para chegar ao local. Se conseguisse encontrar o balde devia tirar algo e deixar outro objecto em troca. Ao fim de três dias, duas pessoas encontraram o balde preto e partilharam a experiência online. As semanas seguintes levaram a que mais pessoas quisessem esconder os seus próprios recipientes por estarem entusiasmados com a ideia, fazendo com que a prática se espalhasse rapidamente.
No primeiro mês, Mike Teague, a primeira pessoa a encontrar o balde de Dave Ulmer, decidiu começar a recolher todos os textos que indicavam as coordenadas de algum recipiente e partilhou todos na página pessoal: GPS Stash Hunt.
Surgiu então a necessidade de substituir o nome da actividade devido às conotações negativas associadas à palavra “stash” (transmitia a mensagem de que seria algo secreto que ninguém deveria descobrir). Foi da combinação de terra, esconder e tecnologia que surgiu o termo “geocaching”. Mais tarde, Jeremy Irish e Mike Teague criaram um novo site dedicado à actividade e, a 2 de Setembro de 2000, foi apresentado o site www.geocaching.com, com 75 caches escondidas no mundo. Actualmente, só em Lisboa, existem cerca de sete mil caches espalhadas pela cidade.
Uma geocache (ou simplesmente cache) é um recipiente escondido em qualquer local do mundo e que pode, ou não, possibilitar a troca de objectos entre os praticantes da actividade. Normalmente serve para dar a conhecer um local específico e deve ser encontrada através das coordenadas GPS partilhadas com a comunidade através do site oficial. Podem estar escondidas, literalmente, em qualquer local (atrás de um sinal de trânsito, numa estátua, debaixo de um monte de pedras, no cimo de uma montanha, etc).
As caches podem ter dificuldades que vão do 1 ao 5, sendo que 1 é muito fácil e 5 é extremamente difícil (de encontrar ou de resolver, dependendo do tipo de cache). Também o terreno é avaliado na mesma escala, sendo que, normalmente, o terreno de nível 5 implica a utilização de material específico (por exemplo, para fazer escalada).
O Geocaching é uma actividade para todos os bolsos. Isso quer dizer que não precisa de gastar dinheiro em nada que, nos dias actuais, não tenha já. Como funciona através de coordenadas GPS, basta utilizar um aparelho GPS de mão (de caminhadas ou bicicleta) ou o smartphone. Além disso, precisa apenas de criar uma conta em geocaching.com.